quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Caicó terra parcela da emenda do Governo do Estado da pasta da Cultura no OGU de 2013


Governo do Estado incluiu emenda para a pasta da Cultura no OGU de 2013

Segundo a pagina da Secretaria Extraordinaria de Cultura do RN, “a bancada federal do Rio Grande do Norte acatou sugestão da governadora Rosalba Ciarlini para incluir no Orçamento Geral da União (OGU) 2013, uma emenda para a cultura. Na reunião em que foram definidas as indicações, havia ficado acordado que o Governo teria direito a duas emendas. Inicialmente a emenda destacada seria no valor de R$40 milhões para ações planejadas, sendo empenhados R$20 milhões, que serão recursos suficientes para a recuperação de três importantes museus do Estado. Cabendo salientar que a emenda da Cultura será do mesmo valor das destinadas às universadades Estadual e Federal do RN”.

Segundo o Governo, “com esta nova emenda, a cultura do Estado ganha mais forças e vitalidade. Irá recuperar e qualificar os museus, dando lastro cultural ao turismo, educação e à Copa do Mundo de 2014. A sua inclusão permitirá a modernização, restauração e preservação do patrimônio histórico. Entre os equipamentos culturais serão prioridade, num primeiro momento, a Fortaleza dos Reis Magos, Palácio Potengi – Pinacoteca do Estado e Memorial Câmara Cascudo. Posteriormente, serão trabalhados o Casarão dos Guarapes, Teatro Alberto Maranhão, Museus Lauro da Escóssia (Mossoró), Arte Sacra (Igreja do Galo-Natal) e Arte Sacra (Caicó). (grifo nosso)


O questionamento que fazemos é quem vai ser beneficiado com o recurso de arte sacra para Caicó, o governo vai restaura imagens do acervo das igrejas, vai restaurar criar eventos com os coleccionadores particulares, fará um inventário das imagens sacras de caicó? Foi feito uma consulta pública para definir o que culturalmente seria prioridade para cultura do nosso município? Essa é mais uma daquelas de interesses técnicos e próprio do governo; que vai descer de goela a baixo? Acredito ser importante a preservação da nossa arte sacra, o que nos incomoda é que enquanto discutimos em fóroms e reuniões do governo a descentralização e transparência das políticas culturais o Governo permanece agindo da mesma forma determinista de sempre.
A emenda ainda será destinada “para o Memorial Câmara Cascudo o destaque será a obra do historiador, visto que sua vida é muito bem trabalhada na Casa Ludovicus. A concepção do projeto será baseada em plataformas tecnológicas, que trarão maior dinamicidade na exibição do acervo. E, seguindo essa linha de pensamento, a Secultrn/FJA convidou Marcello Dantas, que trabalhou na concepção do Museu da Língua Portuguesa (SP), da Gente Sergipana e do Caribe, para colaborar na concepção da apresentação do acervo”.
A Secretaria Extraordinaria de Cultura do RN informa ainda que:
O projeto da Fortaleza dos Reis Magos será audacioso e original. O projeto poderá chegar a R47 milhões, terá restauro de Haroldo Maranhão e a concepção do projeto será diferenciada e ímpar no Estado, baseando-se nas vozes dos que por ali passaram: índios, portugueses, holandeses e franceses. Com seu restauro, a Fortaleza ganhará modernidade aliada ao grande passado histórico que representa à cultura potiguar.
Já para a Pinacoteca do Estado o projeto é um pouco menor, comparado com os outros dois, mas não menos importante. A sede das grandes obras do Estado, agora sob a direção do jornalista Franklin Jorge, passa por uma fase de mudanças e reestruturação e em prol desse pensamento, serão feitas melhorias na reserva técnica, iluminação, segurança, ventilação e demais necessidades. Nesse sentido, Franklin Jorge irá buscar apoio e assistência de outras Pinacotecas que são consideradas modelos no país, tal qual a de São Paulo e Rio de Janeiro.

Fonte: www.cultura.rn.gov.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário