segunda-feira, 28 de maio de 2012

Moradores de rua em Caicó crescem a cada dia

Foto: Maguila Torquato

Quantos travesseiros você tem? Com quantos lençóis você se cobriu?

Quem nunca passou pelo centro da cidade de Caicó e não se deparou com moradores de rua? Quem passaria tão desligado que ainda não enxergou essa realidade? Vivemos uma rotina trabalhamos, estudamos, temos compromissos sociais; mas todos nós quando chega a noite voltamos para nossas casas para junto dos nossos entes queridos, podendo assim ter força para enfrentar o dia a dia com todos os obstáculos da vida. E se parássemos para pensar em como seria se não tivéssemos casa?
Eles, os moradores de rua estão na rua por varias causas: Situação econômica, desemprego desajuste social, problemas psicológicos, drogas, abandono da família e ou a falta de uma família.
Mais o que leva uma pessoa torna-se um morador de rua? É uma escolha ou conseqüência? A vida de todos eles baseia-se no hoje, todo que eles possuem esta em um saco, sacola ou bolsa, consegue o que comer pedindo, a roupa é a do corpo, muito deles não tem mais sonhos ou até mesmo esperança.
À noite a cama é pedaços de papelão, plástico e coberto que conseguem de doação. Quanto mais tempo ficam na rua, mais difícil fica de deixá-la. O homem e sua capacidade de adaptação conseguem vive sem banho, sem escovar os dentes, e o pior, a fome, a sede e o frio.
O que não podemos esquecer é que os moradores de rua são seres humanos e que estão na rua vivendo a margem da sociedade e a pobreza é um dos fatores que mais contribui para essa realidade.
O mais preocupante é a falta de uma política consistente que desenvolva um trabalho para resgatar essas pessoas. Essa é uma tarefa pra quem esta pensando em ser prefeito e vereador da nossa cidade, pois no ritmo em que a demanda aumenta até agora não ouvimos nem um dos poderes da terra de Sant’ Ana se manifesta.   

Foto: Maguila Torquato
Av. Coronel Martiniano 
As consequências do descaso com esta situação social acarretam problemas em um futuro bem próximo, tais como: assalto,  violência, loucura, uso de drogas, etc.   
Quantos Pre-candidatos temos e quantas propostas para os sem tetos estão sendo colocadas nesse jogo politico?

Um comentário:

  1. Pura verdade, muitas daquelas casas que estão a 4 anos para ser entregue da nova caicó era pra ter sido destinadas a pessoas desse nivel, e não para pessoas que tem ligação com a prefeitura.

    Falta a prefeitura olhar para essas pessoas.

    ResponderExcluir