sexta-feira, 11 de maio de 2012


Falta de Compromisso com o povo dos governantes deixa comunidades rurais de Caicó sem água.


A água atualmente é uma dimensão aglutinadora de conflitos sociais, econômicos, ambientais, políticos e éticos. O problema da escassez de água é oriundo, basicamente, da não adoção do modelo de gestão integrada, do crescimento exagerado das demandas, da degradação da qualidade da água e do modelo excludente de desenvolvimento econômico, além do crescimento populacional.
É vergonhoso que comunidades inteiras como Lajinhas, Palma, Barra da espingarda e Sabugi não tenha os princípios da solidariedade e benefício mútuo. Uso da água  fundamental para vida e garantia de saúde publica. Essa situação vivenciada no município de Caicó só demonstra desigualdade sócio-econômica, na qual uns possuem mais e poder que outros, e na supremacia política, cultural o que percebemos em nosso estado é priorizarem a água como dimensão de caráter privado, desconsideram sua importância vital, ou seja, a água como direito fundamental da pessoa humana. A falta de sensibilidade de todos os governantes nesta questão do abastecimento de água a sua concretude, justificando que a água é uma dimensão que deve urgentemente ser agasalhada como Direito Fundamental da Pessoa Humana.
Aqui cabe o questionamento: existe realmente diferenciação entre as expressões Direitos Humanos e Direitos Fundamentais? Se caso a resposta for afirmativa, fica a certeza da busca do exercício da cidadania, da luta por melhoria da qualidade de vida das populações de Lajinhas, Palma, Barra da Espingarda e Sabigi? 
O que podemos afirmar é que qualquer desculpa ou justificativa pelo atraso da realização dessas adutoras ou o uso desta situação como bandeira eleitoral, por qualquer representante da gestão estadual, municipal e ou por candidatos é um insulto a dignidades dos seres humanos destas comunidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário