segunda-feira, 25 de junho de 2012

Lançamento de esgoto a céu aberto



B. João XXIII


Um dos grandes problemas de saúde pública de Caicó são os esgotos lançados a céu aberto que constituem uma fonte contínua de transmissão de doenças de veiculação hídrica. A população dos bairros de nossa cidade convive diariamente com esse transtono e com os problemas que ele acarreta.
Os esgotos dificulta acesso, causa fedentina e problemas de saúde os mais diversos e que pode até levar a morte. Doenças como:
Disenteria: um tipo de diarréia aguda causada por bactérias enteropatogênicas (como shigela e salmonela), algumas vezes pode levar a desidratação rapidamente, principalmente em crianças.
Dengue: a grande vilã dos últimos anos. A proliferação do mosquito Aedes Aegypti em água há muito tempo deixou de ser lembrada como apenas "água limpa".  A dengue é uma doença viral, que causa uma inflamação vascular imuno mediada capaz de levar a perda de líquidos dos vazos sanguíneos para os tecidos.
A doença, se não diagnosticada precocemente, pode se tornar grave. Amebíase: as amebas enteropatogênicas são, principalmente, da espécie Entamoeba histolytica. Outras espécies de amebas costumam infectar os intestinos humanos sem causar doenças, como a Endolimax Nana (geralmente). As amebas se reproduzem em ambientes assim, citados por você, após serem liberadas em formas encistadas por pessoas contaminadas em locais sem saneamento básico. Mesmo essa espécie patogênica pode não causar sintomas algum. Quando causa, pode ter uma ampla gama de sinais e sintomas. As amebas invadem a parede intestinal e causa colite.
Como bônus, mais uma doença: a giardíase. Causada por um protozoário, a Giardia Lamblia, a giardíase é uma doença intestinal que pode levar, inclusive a anemia. Os protozoários "atapetam" o sistema intestinal, "sugando" sangue do hospedeiro e causando disabsorção em diversos graus, e anemia.
Leptospirose: doença potencialmente fatal causada por espiroquetas. É transmitida pela urina de ratos, que se proliferam em áreas de baixa penetração do sistema público de saneamento.Piodermites: as piodermites incluem diversas doenças de pele, como o impetigo, causada por bactérias que invadem a pele. Essas bactérias estão nos esgotos e águas contaminadas, com as quais o ser humano que vive nessas áreas entra em contato.
Esquistossomose: a doença é causada por um verme, o esquistossoma mansoni, que, dentro do seu ciclo evolutivo, necessita contaminar o caramujo (hospedeiro intermediario) que vive em lagos, lagoas e, algumas espécies, em esgotos. Após sair do caramujo, as formas intermediárias penetram na pele dos seres humanos e os vermes adultos costumam crescer na árvore hepato-biliar.

B. Barra Nova

Enfim, existem inúmeras doenças causadas por água e esgotos contaminados. Infelizmente, em Caicó, grande parte da população ainda vive assim, e esse ciclo vicioso é culpa de inúmeros casos de morbidade e mortalidade dessas doenças que muita vezes não são nem diagnostificadas pelo o descaso e a falta de atendimento adequado.

B. Walfredo Gurgel

A presença de esgoto a céu aberto é a alteração ambiental que mais afeta a população, segundo pesquisa divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que investiga o meio ambiente nos 5.560 municípios brasileiros.
O esgotamento sanitário compõe parte dos indicadores de desenvolvimento humano em que o Brasil está mais atrasado, de acordo com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

B. Barra Nova

Na real, este é um momento propício para pensar em meio ambiente e saúde publica, de escolher um administrador municipal que apresente um plano de governo que cuide do bem estar da população e que registre o seu plano de governo como prova do seu interesse em governa em beneficio do povo e não em seu próprio beneficio.
Quem será que realmente vai ter esse perfil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário