sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Como vejo minha cidade?


Clovis Aladim Monteiro e fotografo e Diretor de criação na empresa Valettinho, já trabalhou e conhece várias cidades do mundo, está em Caicó curtindo suas férias e celebrando os festejos de Natal e Ano Novo. Ele escreveu um artigo em uma de suas páginas nas rede social e que demonstra o sentimento de insatisfação com o descaso e o trato com a nossa linda Caicó. Além de várias curtidas, compartilhamento o artigo de Aladim esta repercutido em toda roda de conversa e agora aqui no nosso blog.

Foto do Acervo de Clovis Aladim


Caicó cidade linda?

Temo ser mal interpretado, ou obter por meio deste desabafo uma repulsa. Mas fiquei me perguntando se Caicó é uma cidade que admiro como antes? Será que sempre foi assim e eu nunca tinha visto? Mas assim como?? Vejo sempre que volto ,as pessoas do meu tempo que moravam aqui, nas praças , lojas e supermercados. Algumas tomando sorvetes a tarde ou caminhando na ilha. Essas pessoas continuam mais lindas , elas , ou me incluindo, "nós" estamos sempre lindos. Montados no último "grito" da moda . As peles das garotas são de fazer inveja ao pêssego e os óculos de deixar a última semana de moda invejosa. As pessoas estão e são incríveis! Só se fala em sucesso, em beleza e na vaidade que pairou na terra de Sant'Ana. E eu vou junto! Subo e desço a coronel martiniano atrás do novo Prada e depois saio feliz para a praça dos trailhers, visto minha camiseta nova e vou comer um "daqueles".Tudo estaria perfeito se a cidade não tivesse um único defeito:Caicó não está bonita, arrumada, produzida... Como as pessoas que nelas moram! É destoante! Os banheiros da praça dos trailhers são podres, e não é qualquer latrina que é daquele jeito. A praça , onde se reúnem as pessoas mais bacanas, não parece ser bacana. Fede! Fede! Fede muito! E Fede a desleixo ! Saindo de lá , desço a procura do Natal e vi um presépio lindo, feito por Magao, mas ali, sem um envolucro que envolvesse e respeitasse como artista. Nenhuma luz, nenhuma placa, nenhuma festa e nenhum cabimento foi dado a Magao. Nem foi dada um pisca pisca a cidade... A cidade apagada! A cidade é apagada! Não há comemoração e não se fala em Natal! Festa de ano novo!? Tem!! Mas é privada! Fechada! Para poucos, para nós que somos lindos e podemos pagar. Mas e os outros? Ah! Os outros ficam por ali, vão para a ilha, ou ficam em casa vendo o show da virada. Mas nada disso é pior do que quando você sente na pele o descaso da saúde. Meu pai, passou mal, e muito mal me dirigi até o hospital regional para uma urgência, e lá foi feito um eletro. O eletro não saiu na hora por que a caneta que risca o papel tinha acabado a tinta e não havia outra. O hospital mais parecia um cenário abandonado, sujo e descuidado, com pessoas maravilhosas trabalhando, porém sem dignidade. Me deparo com a música de Chico cesar, que fala "é com e sem, todo mundo e ninguém, pé de xique xique pé de flor" e fico vendo essa diferença, vejo que precisamos acordar, abrir os olhos e tentar fazer algo. Porque eu me incluo nós que não fazem nada. Eu me incluo nós que só pensam em comprar um novo óculos, uma nova roupa , um novo carro e não pensa no comum , no comunitário. Seria lindo acordar e sentir o cheiro não só do perfume ,mas também das praças e dos banheiros, seria incrível que o reflexo dos óculos fossem também do brilho das luzes de natal, seria maravilhoso que a saúde e a educação fosse tratada com a vaidade que nos orgulha tanto em sair de casa. Eu me sinto mediocre e pequeno , e acredito que como eu, deva existir alguém que ama essa cidade e que pensa assim também.
Queria ajudar de alguma forma, e a forma que encontrei hoje foi essa carta. Esse manifesto que talvez não sirva, ou talvez plante uma semente de pensar, de acreditar e quem sabe ,fazer algo... Eu acredito que juntos poderíamos construir uma cidade melhor , já que governantes não sentem cheiro , não enxergam e não "se tocam" ou sequer tocam o coração da cidade. Feliz ano novo Caicó!


Clovis Aladim Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário