quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Agente Cultural



Sou suspeito para falar, mais não posso silenciar diante da atividade e da contribuição de Custódio Jacinto durante os ótimos 11 anos, como Agente de Cultura na casa de Cultura Popular de Caicó.

Ele não foi um mero promotor de atividades, ele revelou-se um profissional que provém da esfera pública, teve uma atuação como agente cultural público ou melhor dizendo, da sociedade civil.

Posso afirmar sem medo de erra que o papel desempenhado por Custódio Jacinto foi de agente cultural comunitário, ele se dedicou a insuflar energia na cultura potencial da agremiação na qual ele exerce sua ação. Melhor dizendo, foi um profissional que estimulou, compartilhou e impulsionou as vivências da nossa comunidade produtora de cultura e das pessoas que precisavam bebe dela.

Custódio esteve sempre vinculado, com as iniciativas e procedimentos culturais de nossa região do Seridó e da nossa Caicó, não somente como um gestor de práticas culturais, mas como alguém que direciona sua percepção para a esfera sociocultural, atuando como mediador entre o âmbito público e os grupos comunitários e isso ele fez como um maestro.

Ele foi criativo, explorado, desrespeitado e as vezes ignorados pelos próprios artistas e pela gestão, mais com uma dignidade de poder preparar criticamente um conjunto de pessoas.

Desta forma com a mudanças de governo Custodio deixa o cargo de Agente de Cultura, por achar que sua contribuição foi concluída.

Nós que aprendemos a admirá-lo, esperamos que ele seja preparado para não só trazer em si a capacidade de acumular lembranças coletivas, mas também o dom de ordená-las, por que temos a certeza que ele tem aptidão de compreender a dimensão temporal da cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário