segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Uma Luz no fim do túnel.




A esperança é a última que morre! Essa sensação, de que as coisas podem dá certo, ganham contornos reais quando alguém que a gente conhecer é indicado para um cargo público. O governador acabar de anunciar Rodrigo César Souza de Macedo (Rodrigo Bico), Ator e Produtor Cultural é formado em Artes Cênicas (UFRN) e tem atuação na Rede de Pontos de Cultura e no movimento teatral, experiências como gestor do Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias e do espaço cultural TECESol. Recebeu o Prêmio Tuxáua Cultura Viva do Ministério da Cultura, em face da articulação entre os Pontos de Cultura do RN (2009). Para todos nós que conhecemos parecer acende novamente uma luz no fim do túnel, mais a experiência nos manda ter cautela.

Não é o caso aqui, em hipótese alguma, de recusar importância à discussão dos múltiplos pontos de vista estéticos, teóricos ou ideológicos que fundamentam as controvérsias sobre cultura no nosso estado, nos circuitos artísticos, na universidade, ou onde seja. No entanto, cabe reconhecer que a abordagem da cultura como objeto de política e administração pública é, como se diz na gíria, um "outro departamento". Nele não pode ser admitida aquela tão comum postura individual de rejeição ético-ideológica do dinheiro e da economia, bem como a dificuldade daí derivada em entender que arte e cultura dependem de sustentação econômica e institucional como qualquer outra atividade humana.

O que quero dizer, é que há muita gente que não percebe que a cultura faz parte de uma engrenagem muito grande e não tem talento para captar significados invisíveis ao olhar comum, mas que se infantiliza, emudece ou se torna agressiva quando o tema é política e gestão cultural. Não podemos esquecer que a burocracia, o dinheiro e as negociatas políticas na esfera cultural, torna a cultura por definição nefasta. Rodrigo Bico não fara muito se a classe artística do RN não agir de forma organizada. Esperamos sinceramente que o companheiro Bico sobreviva a tudo isso e seja a luz no fim do túnel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário