quarta-feira, 30 de abril de 2014

Batendo com a cara na porta



Mais uma vez venho a publico presta minha solidariedade aos promotores do espetáculo de domingo e ao grupo de teatro que por conta da não realização do espetáculo, fica em duvida a suas reputações diante da comunidade caicoense que não acompanha o processo da falta de respeito com a cultura do nosso estado. Tenho sido um militante e batido de frente com o governo e meus companheiros artistas que não acreditam que as coisas são conquistadas com organização e esperam que caiam  do céu, que permanecem na zona de conforto com medo de se indispor com o poder. O exemplo disso é toda minha luta pelo sistema de cultura, pela realização das conferencias de cultura e adesão ao sistema nacional de cultura. A questão cultural hoje, sem dúvida alguma, permeia quase todas as discussões sobre o mundo contemporâneo. Entendida aqui como um conceito amplo, a Cultura engloba não apenas as manifestações artísticas ou intelectuais e o patrimônio, mas o esporte, o lazer, o bem-estar, a cidadania, o imaginário, a fantasia, a auto estima, o crescimento e melhoria, a memória, a tradição e o futuro. Percebo que a cultura tem que ser encarada em três níveis: o primeiro deles, a Cultura é entendida como ferramenta de desenvolvimento econômico.  Uma outra perspectiva é a que encara a Cultura como alavanca para a transformação social. Uma terceira, menos usual e bastante instigante, é aquela que defende o valor da Cultura em si mesma. Portanto não podemos ficar tratando o Centro Cultural só como espaço aberto e preciso que ele pulse cultura, que ele possa exalar o cheiro do que somos culturalmente. 
Francisco das Chagas e Silva.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

A decoração de Natal para Copa do Mundo é reprovada pela população.




A decoração para a Copa do Mundo próximo ao viaduto da Avenida Roberto Freire, que foi altamente criticada pela população de Natal, esta sendo retirada. O grande mural com bolas de futebol coloridas e o nome da cidade, foi severamente reprovada por várias pessoas.

O secretário da SEMSUR, Raniere Barbosa, disse mais cedo, em uma rede social, que aceitava críticas e estava aberto a sugestões, e afirmou ainda que iria solicitar o projetista para rever o projeto e colocar um elemento de apelo visual e grande aprovação de todos.

O problema é quanto foi gasto com aquele grande mural e o quanto o secretario ainda pretende gasta?

FOTO: Jônatas Brandão com Blog do BG

Porta na cara para quem vai ao teatro.




Quando o governo do estado ligou querendo comprar meu espetáculo para inauguração do Centro Cultural e elaborar um de cortejo para mesma situação, disse não,  nas duas situações propus que fosse realizada uma reunião onde não só fosse elaborada a programação mais também fosse discutida uma política de funcionamento daquele espaço.

Pensar coletivamente foi o que fiz, infelizmente não pude estar na reunião devido está viajando a trabalho, e assim, não pude fazer minhas considerações. A reunião virou uma discussão de egos e agora explode na porta na cara de crianças que vão ao teatro.

A falta de uma construção anterior tem como resultado a postura do diretor do teatro que esta usando o seu ego, como fizeram os artistas que participaram do pão e circo.

Viva a cultura do superego!

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Paixão de Cristo 2014 de Santana do Matos


A paróquia de Senhora Santa’Ana realizou nesta Sexta- Feira Santa,  dia 18/04, a encenação da Paixão de Cristo 2014. O evento é realizado há 6 anos no patamar da igreja e teve a participação de mais de 45 atores e figurantes, todos de Santana do Matos,  e coordenação de Francisco (Maguila) da Caritas Diocesana de Caicó. O espetáculo reuniu centenas de pessoas em frente à matriz. Esse é o 6º espetáculo realizado em nossa terra e contou com o apoio da prefeitura municipal de Santana do Matos.


Estiveram prestigiando o espetáculo alem da prefeita Lardjane Ciriaco, o vice prefeito Edvaldo Junior, o Pároco Pe. Josino e Joseilson da Caritas Diocesana de Caico.

A prefeita Lardjane Ciriaco usou a rede social para agradecer a todos os envolvidos na realização desse projeto.

Parabéns às crianças, aos adolescentes, aos jovens santanenses, a Francisco Maguila e a toda equipe da juventude SUNG pelo belíssimo espetáculo PAIXÃO DE CRISTO.

Obrigada de coração ao nosso querido e amado Padre Josino Raimundo da Silva pela sua dedicação e apoio que têm proporcionado a essa nova geração, que, tenham certeza, são jovens talentosos  que temos em nossa terrinha Santana do Matos.

Fonte: Blog Edilima Freire






domingo, 13 de abril de 2014

Magão representa Jesus Cristo na procissão de Ramos da Catedral de Sant’Ana.



A procissão de ramos da catedral de Sant’ Ana teve uma elemento muito especial, o artista plástico, músico, carnavalesco e agora ator Ronaldo Batista (Magão) representando Jesus Cristo.

Magão sobre um jegue devidamente caracterizado, seguido a frente da procissão nos convida a todos a refletir sobre a vida de Jesus.

sábado, 12 de abril de 2014

TAD É REABERTO E DIVIDE OPINIÕES.




Mais uma vez o Teatro Adjuto Dias é reaberto, mais apesar de ingressos gratuitos, divulgação na mídia estadual e atrações locais e representatividade nacional não garantiu a lotação do espaço. Vários artistas não marcarão presença o que demonstra que a pensamentos e posturas diferentes em relação ao que esta sendo posto. Por outro lado o desgaste do governo reflete a não concorrência do publico para prestigiar o evento de re-reinauguração.

Para quem faz teatro é muito bom ver o espaço aberto e esperamos sinceramente que todos possam ocupa-lo. Que a cortina se abra!

sexta-feira, 4 de abril de 2014

REINAUGURAÇÃO DO CENTRO CULTURAL OU LANÇAMENTO DO RN SUSTENTÁVEL?




Marcado para o dia 11 de abril, o lançamento do RN Sustentável, principal bandeira do Governo Rosalba Ciarlini é também apresentado para os artistas como o dia de reabertura do Centro Cultural. Pergunta que não quer calar, reinauguração do Centro Cultural ou lançamento do RN Sustentável?

Os artistas estão sendo todos convocados pela secretaria extraordinária de cultura, para uma reunião segunda feira às 15hs no Centro Cultural, para discutir a programação de reinauguração, que na realidade é o Lançamento do RN sustentável.

O momento é contraditório a todas as propostas, anteriormente apresentadas em reuniões com os técnicos e até mesmo com Secretária Extraordinária Isaura Rosado. Os artistas estão atentos a manobra e vão está na reunião, mas, com cuidado para não serem usados para o pão e o circo. Não adianta abrir aquele espaço para esse evento de interesse do governo e depois fecha por que não tem: equipe de limpeza, técnicos de som e iluminação, vigia, não ter quem abra o espaço diariamente para que ele possa ser ocupado.

Precisa-se que seja regulamentado oficialmente, inclusive com um regimento próprio que defina e regulamente o funcionar do espaço, como acontecer com os outros teatros do estado, porque se não vai ser a mesma casa de mãe Joana de sempre e mais uma vez ficaram de fora do processo e o espaço usado para outras modalidades totalmente fora do que se propõem ser, um espaço de cultura.

CÂMARA DOS VEREADORES ATRASA MAIS UMA VEZ O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM CAICÓ.




A câmara Municipal dos vereadores na ultima quarta-feira (2), adiou mais uma vez a votação do projeto lei que cria as eleições de diretores das instituições de ensino do nosso município. O que transparece e fica evidenciado é o interesse de um grupo de vereadores com a visão estreita de fazer política através de indicações de pessoas para cargos comissionados. Fazer política com cargos públicos para beneficiar apoiadores e familiares.
Essa postura só demonstra a falta de responsabilidade com a democracia, com o avanço da modernização e participação de toda a sociedade na construção de uma educação que promova cidadãos capazes de retribuir para sociedade, o conhecimento construído na escola publica.
Vergonha, é a única palavra que cabe aos vereadores que inviabilizaram o projeto encaminhado a câmara pelo prefeito municipal. Vergonha, é a palavra para aqueles vereadores que já tem em mãos uma relação de pessoas para ocuparem os cargos de diretores. Vergonha!