quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Magão é premio e demostra sua força como bem cultural do estado e de organização


O criador e a criatura

O Ala usa do Poço de Sant”Ana (Bloco do Magão), ao contrario do que sempre se ouviu dizer pelas bocas, é uma das agremiações carnavalescas e cultural mais organizada do estado, a falta de profissionalismo do carnaval de Caicó que sempre atribuirão a o Magão não mais lhe cabe.
É a segunda vez que Magão concorre ao um edital cultural e é premiado, quem já participou de editais sabe o quanto é pesado atender as exigências de um edital.
O edital, cujas inscrições permaneceram abertas até o dia 12 de fevereiro, tem o objetivo de reconhecer e premiar iniciativas culturais que mantenham vivas as tradições carnavalescas do Estado do Rio Grande do Norte. Magão não só revitalizou o carnaval mais fez dele uma manifestação cultural reconhecida nacionalmente. E o fez sem pensar no lucro próprio, ou com interesse politico eleitoreiro. Magão trabalhou brincando com amigos, transformou sua vida e a do outro próximo a ele. Presenteou essa cidade com uma festa cheia de magia e cultura.
A Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secult/FJA) divulgou nesta terça-feira (18) a lista das agremiações contempladas no Prêmio Carnaval Potiguar 2014. Dos 230 inscritos, 93 serão premiados e 44 foram inabilitados por falta de documentação e outros itens obrigatórios na inscrição. O resultado está na página oficial da Secult/FJA, lá costa o Ala Usa do posso de Santana (bloco do Margão).
O edital prevê cerca de R$ 500 mil em prêmios, que serão divididos entre grupos tradicionais, folclore e tribos de índios, maracatus, escolas de samba A e B, blocos carnavalescos, bailes populares e prévias carnavalescas, festas municipais, bailes infantis e concurso de rei e rainha.
Pois é, e agora? Será que a falta de organização do Carnaval de Caicó ainda vai ser culpa de quem rala para celebra-lo? Ou de quem deveria realmente assumir como bem cultural do município e fazer deste momento um espaço de crescimento econômico, politico e social?

Nenhum comentário:

Postar um comentário