domingo, 2 de fevereiro de 2014

A Manutenção do Centro Cultural Adjuto Dias é responsabilidade do Governo.




Finalmente a Secretária Extraordinária de Cultura do Estado do Rio Grande do Norte, assume a responsabilidade como gestora de Cultura deste Estado. O verdadeiro leilão que fez do Centro Cultural desde Julho de 2013, termina com o anuncio de que o estado vai administra aquele espaço.
Na realidade sempre foi do estado a responsabilidade. É responsabilidade o tempo que ficou sem funcionar e continuará sendo responsabilidade a forma como será gerenciado a partir de agora.
Pagamos impostos altíssimos e creditamos aos nossos governantes o costeio e manutenção de espaços como o centro cultural. Cabe a cada um de nós e os nossos representantes, vereadores e deputados ficarmos em cima, na vigilância para que tenhamos acesso aos nossos bens culturais.
A cultura é uma das bases para o crescimento e desenvolvimento da sociedade. É claro que os que estão no poder sabem também disso, por que um dos aspectos em que a sociedade melhora é na escolha dos seus governantes, nenhuma pessoa esclarecida vota num governante que mantém durante toda sua gestão um espaço de cultura fechado e além disso fecha escolas.
Nós tentamos criar um consórcio para administrar o teatro de Caicó, não que o Governo não queira, não se trata disso, é que agente acha que envolvendo as instituições e os artistas locais, nós teríamos uma proposta mais perto da cidade. Nós reunimos a Prefeitura, Secretaria de Educação do Município, a Universidade Federal, a Universidade Estadual, a Dired e nós tentamos fazer esse consórcio, inclusive, mas, não adiantou para uma concretização. Então, nós decidimos fazer um trabalho com o que o Estado possuía que é organizar a gestão a partir do ponto que está. Robson Pires é diretor, desde que a Governadora assumiu o governo e ele vai continuar. Mas vamos fazer algum ajustes e algumas discussões para dinamizar as coisas que o teatro tem”, disse Isaura Rosado.
A fala do governo não traz nada de novo, Robson Pires não tem como conduzi aquele espaço sozinho, sem equipe técnica e sem recursos.
Aquele espaço tem que ser pensado para vida inteira, mantendo vivas as atividades culturais produtivas e não atividades chulas com datas marcadas para favorecer não a cultura, mas a quem governa. Do que adianta manter durante todo o seu mandato aquele espaço fechado e agora próximo as eleições abri. Será para comunidade ou para o interesse eleitoreiro. Se fosse para comunidade já havia feito.
A vida vem da atividade cultural, ela não parou em nossa cidade apesar do centro cultural esta fechando e isso para muitos artistas do Seridó, sérvio para reflexão e construção de novos caminhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário