segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Criação do Sistema Municipal de Cultura quando será???




A Secretaria de educação, esporte e cultura tem a missão precípua de formular e executar a política cultural do município de Caicó, cabendo-lhe planejar e implementar o Sistema Municipal de Cultura, elaborar, coordenar e executar o Plano municipal de Cultura, viabilizar mecanismos de financiamento de atividades culturais, dentre outras competências que lhe é conferidas. 
A implantação do Sistema Municipal de Cultura vem merecendo especial atenção e esforços concentrados de todos os municípios que fizeram adesão ao Sistema Nacional de Cultura, pela importância que o mesmo representa, enquanto instrumento de planejamento, coordenação, execução, supervisão e avaliação da política cultural de todos os municípios do nosso território brasileiro, sendo possível, através dele, garantir a capilaridade e dinamismo da função cultural em redes formadas por governos municipais e organizações da sociedade civil. Assim sendo, a Secretaria de educação, esporte e cultura, tem demorado em encaminhar  o processo de implantação do “Sistema” com a instalação do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura, e  tira da gaveta o relatório da nossa conferencia municipal e criar coragem de discutir a nossa politica cultural. Tem municípios menores que Caicó na formulação e execução de políticas públicas culturais, através de mecanismos democráticos e participativos, e também, mediante a mobilização de agentes de mediação para colaborar na construção da realidade desejada.
Falta também organização e representatividade da classe artística, que tem que arregaçar a manga e levantar a Luna do circo e não fica esperando ela ser levantada para corre ao picadeiro.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Magão é premio e demostra sua força como bem cultural do estado e de organização


O criador e a criatura

O Ala usa do Poço de Sant”Ana (Bloco do Magão), ao contrario do que sempre se ouviu dizer pelas bocas, é uma das agremiações carnavalescas e cultural mais organizada do estado, a falta de profissionalismo do carnaval de Caicó que sempre atribuirão a o Magão não mais lhe cabe.
É a segunda vez que Magão concorre ao um edital cultural e é premiado, quem já participou de editais sabe o quanto é pesado atender as exigências de um edital.
O edital, cujas inscrições permaneceram abertas até o dia 12 de fevereiro, tem o objetivo de reconhecer e premiar iniciativas culturais que mantenham vivas as tradições carnavalescas do Estado do Rio Grande do Norte. Magão não só revitalizou o carnaval mais fez dele uma manifestação cultural reconhecida nacionalmente. E o fez sem pensar no lucro próprio, ou com interesse politico eleitoreiro. Magão trabalhou brincando com amigos, transformou sua vida e a do outro próximo a ele. Presenteou essa cidade com uma festa cheia de magia e cultura.
A Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secult/FJA) divulgou nesta terça-feira (18) a lista das agremiações contempladas no Prêmio Carnaval Potiguar 2014. Dos 230 inscritos, 93 serão premiados e 44 foram inabilitados por falta de documentação e outros itens obrigatórios na inscrição. O resultado está na página oficial da Secult/FJA, lá costa o Ala Usa do posso de Santana (bloco do Margão).
O edital prevê cerca de R$ 500 mil em prêmios, que serão divididos entre grupos tradicionais, folclore e tribos de índios, maracatus, escolas de samba A e B, blocos carnavalescos, bailes populares e prévias carnavalescas, festas municipais, bailes infantis e concurso de rei e rainha.
Pois é, e agora? Será que a falta de organização do Carnaval de Caicó ainda vai ser culpa de quem rala para celebra-lo? Ou de quem deveria realmente assumir como bem cultural do município e fazer deste momento um espaço de crescimento econômico, politico e social?

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Cáritas Diocesana mobilizou instituições para discutir o fortalecimento da coleta seletiva em Caicó





Nessa quarta-feira (12) a Caritas Diocesana realizou importante reunião com instituições publicas e particulares, empresários e Diocese de Caicó, com o objetivo de discutir o fortalecimento da Coleta Seletiva Solidaria e pensar estratégias de envolvimento da sociedade civil organizada na perspectiva de garantir a dignidade dos trabalhadores da ASCAMARCA.

A reunião resultou numa carta aberta de apoio a Coleta Seletiva Solidaria e a ASCAMARCA, assinada por todos os presentes, além disso ficou agendada um novo encontro para o dia 20 de fevereiro na Igreja do Divino Espirito Santo na comunidade Frei Damião.

Abaixo a carta na integra:


CARTA ABERTA: EM DEFESA DA COLETA SELETIVA COM A INCLUSÃO SOCIAL DOS CATADORES E CATADORAS
Pelo cumprimento da política Nacional de Resíduos Sólidos e o Fortalecimento da Coleta Seletiva Solidária

As entidades públicas e privadas, abaixo assinadas, que envolvem instituições plurais da sociedade civil com interesse em contribuir para uma gestão socioambiental sustentável dos resíduos sólidos, vêm manifestar sua posição de Defesa e Fortalecimento da Coleta Seletiva e Solidária, com a Inclusão Social dos catadores e catadoras, pelo cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.  Para tanto, expomos nossas considerações:
CONSIDERANDO que a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei N.º 12.305, de 02 de agosto de 2010, define prioridades, princípios e diretrizes no sentido de garantir a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis, por meio da coleta seletiva solidária e fortalecimento de suas associações e cooperativas;
CONSIDERANDO que a coleta seletiva é sempre um desafio para governos municipais, estaduais e Federal uma vez que sempre se avaliou seu aspecto econômico, enquanto gasto e não como investimento que gera uma economia enorme para os cofres públicos que superam os investimentos, levando-se em conta os resultados econômicos, sociais e ambientais;
CONSIDERANDO que o art. 9.º, caput, da Lei 12.305/2010 estabelece como regra de ordem de prioridade na gestão, segundo a qual deve-se primar, em primeiro lugar, pela não geração de resíduos, seguida da redução, reutilização e reciclagem, depois para o tratamento dos resíduos sólidos e por fim a disposição adequada dos rejeitos.
CONSIDERANDO que o Município de Caicó realizou investimentos para a implantação da Coleta Seletiva, iniciando por dois bairros, o que vem contribuindo para a inclusão social dos catadores e catadoras, melhoria das condições de trabalho e construção da cidadania, a qual tem contado com o apoio da população,
CONSIDERANDO que um dos objetivos da Política Nacional de Resíduos sólidos é “...a integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis nas ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos” (art. 7.º da Lei 12.305/10),
Desse modo, é imprescindível o apoio e participação da sociedade civil organizada no fortalecimento da coleta seletiva e solidária.  Para tanto, apresentamos a todos os caicoenses, o grupo de trabalho sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, criado a partir dessa data, com o intuito de contribuir para um meio ambiente sustentável e equilibrado.
Elencamos as instituições que assinam este documento.

Caicó/RN, 12 de fevereiro de 2014.

Pe. Manoel Pedro Neto (Cáritas Diocesana de Caicó)
Profª. Denise Maria M. da Silva (Faculdade Católica Santa Teresinha)
Eliana da Nóbrega (Prefeitura de Caicó/ SEDETUR)
Profª. Lucina Mafra (UERN)
José Aureliano A. Ximenes de Lima (UFRN-CERES)
Saul Gurgel de Medeiros (empresário)
José Carlos M. da Silva (SEAPAC)
Profª. Maria José (UERN)
Prof. Fernando Bomfim Mariana (AFESOL/UFRN-CERES)
Sandra Regina (bolsista AFESOL/UFRN – CERES)
Inácia Medeiros da Costa Filha (ASCAMARCA)
Iara Lopes da Silva (ASCAMARCA)
Danielle Alves de Araujo (ASCAMARCA)
Prof. Emerson Neves (UFFS)
 Caubi Ferreira de Souza Júnior (Diretor IFRN-Caicó)
Maria da Guia Melo (Pastoral da Criança) 
Fonte: http://caritascaico.blogspot.com.br/

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

ASSINATURA DA LEI DO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA




Hoje dia 06 janeiro esta sendo assinada a Lei do Sistema Municipal de Cultura de São Gonçalo do Amarante. Para que isso viesse a se concretizar muitos debates foram travados e exigiu organização e participação dos artistas e movimento cultural.

A República das Artes e o Ponto de Cultura Boivivo, foram protagonistas e estão honrado de ter contribuído com esse momento. Que o nosso Município siga esse exemplo.
Na foto o atual Prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado assinando a carta proposta dos artistas para implementação do sistema de cultura em 2012 antes de ser eleito.
 

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

CÁRITAS DIOCESANA E ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DISCUTEM COM PREFEITURA MUNICIPAL COLETA SELETIVA DURANTE CARNAVAL




Nesta quarta-feira (12) pela manhã, a Cáritas Diocesana e a diretoria da ASCAMARCA (Associação de materiais recicláveis) se reuniram no Centro Administrativo com o Prefeito Municipal Roberto Germano para discutir a realização da coleta seletiva durante o carnaval de Caicó.

 A reunião foi proposta pela gestão municipal conduzida pelo prefeito Roberto Germano, com a presença da Secretária de Assistência Social, Soraya Gois, o Secretário de Meio Ambiente, Nagib Libânio, o Secretário de Infraestrutura, José Texeira, a Secretária de Turismo Eliana da Nóbrega, o administrador da Ilha de Sant’ Ana Eraldo Rangel, a diretoria da Associação de Catadores de Caicó (ASCAMARCA) e a equipe Técnica da Cáritas Diocesana de Caicó.

A Associação de Catadores apresentou uma proposta para a realização da coleta seletiva durante o período carnavalesco.  O prefeito Roberto Germano garantiu o apoio logístico necessário para que a ASCAMACA realize a coleta. Ficou encaminhado que a coleta será mantida normalmente nos bairros conforme rotina estabelecida e será realizada uma coleta especifica em todo circuito do carnaval.

 Na reunião o prefeito reafirmou o compromisso com os catadores, compreendendo que as propostas da diretoria da ASCAMARCA são importantes para continuidade e expansão das ações de implantação da coleta seletiva para outros bairros, garantindo o apoio necessário para o fortalecimento e continuidade da coleta seletiva.
Fonte: Blog Cáritas Diocesana de Caicó