terça-feira, 26 de março de 2013

Dia Mundial do Teatro




Grupo Pastorarte criando

Hoje é um dia especial para todos que fazemos do teatro nosso oficio, seja no palco, ou seja, em qualquer outro espaço onde seja possível a representação. O que é importante é estabelecer em nível da razão e emoção, uma reflexão viva e reveladora através do dialogo com a plateia. Agir com toda nossa capacidade no processo de transformação social, agir como homens e mulheres verdadeiros agentes da construção da vida social.
Não podemos esquecer como afirma Brecht que “o prazer é a mais nobre função da atividade teatral”, mesmo a serviço da vida social e com a função de aprofundar sua linguagem enquanto teatro como estamos fazendo durante este 1° 27 em cena.
Hoje é um dia de celebração de reivindicações de falar da necessidade de que todos nos atores e pessoas do teatro devemos sempre ter, que é nada mais, ou, nada menos que um olhar para rua, o teatro que esta acontecendo lá fora. A mulher que reclama dos preços na feira com argumentos de quem rala muito para ganha um salario mínimo, o homem que narra com detalhes como foi o acidente na esquina com expressões corporais e gestos de quem realmente presenciou o acidente.
Traze a rua, a realidade para a misteriosa transformação que supostamente se dá em nosso fazer teatral, do que sempre acontece entre o camarim e o palco: Um ator deixa o camarim, um palhaço, um rei ou um saltimbanco pisa no palco, só para se poder dizer: Ele ou ela é artista, porque é homem.
O que nós fazemos aqui em Caicó no sertão do Seridó é algo universal, humano, a cada hora, praticado nas escolas, igrejas, instituições, palcos e no burburinho das ruas. Para nós humanos, artistas é tão bom quanto, respira, comer e beber água para matar a cede.
Bom apetite! Bebam! Comam e respire teatro! Companheiros “merda” a todos! Viva o 1° 27 EM CENA!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário