sexta-feira, 1 de março de 2013

Ah! Caicó arcaico







Caicó é uma cidade que a cada dia que passa vai perdendo elementos e personagens de sua cultura, apesar de ser uma cidade de referencia regional, tem perdido esse status pra outras cidades menores, basta imaginar, por exemplo, na questão do turismo, por exemplo, a cidade de Acari tem mais referencias hoje do que Caicó, só o ano passando a cidade esteve em rede nacional três vezes. Parelhas tem realizado atividades, discussões e eventos que tem levado autoridades e intelectuais a nível nacional aquela cidade, Corrais Novos vai esta em breve na telinha, Timbaúba já é reconhecidamente a cidade do bordado titulo esse antes de Caicó. Caicó parrou no tempo e deixou de fomentar as suas produções, deixou de revela novos valores em segmentos que lhe davam status, não tem acesso aos meios de comunicação e tem pouca visibilidade no meio cultural.
Seus considerados pontos turísticos perderam seu status por falta de gestão, basta mencionar alguns exemplos: o Castelo de Engady, o Açude Itans fechado todos os balneários por falta de respeito ao meio ambiente, Centro Cultural fechado, Ilha de Sant’ Ana com dois espaços interditados pelos bombeiros, museu fechado, arquitetura antiga sendo eliminada e por ai vai se construindo a nossa ausência histórica e cultural. Nossos melhores artistas que poderiam dá uma contribuição para o desenvolvimento e manutenção da cultura de nossa cidade tem produzido mais para fora, pela falta de espaço, de incentivo e respeito com o trabalho da maioria deles.
Até onde vale a pena trabalhar numa cidade onde a sociedade não percebe que o artista tem necessidades e compromissos como qualquer outro cidadão, que durante toda sua história municipal a cultura não passa de um birô numa sala e que quando tem um artista como responsável, ele é só o responsável pela decoração dos eventos. Que apesar do espaço construído para artesões na ilha, e ele já funcionar por mais de uma década nem um pode usar, o teatro vai para o terceiro ano fechado e finalmente os próprios artistas que não estão nem ai pra tudo isso, está todo mundo olhando para o próprio umbigo.
A Secretaria de Educação e Cultura e a de Turismo, não têm nem um diagnostico dos nossos bens culturais o que é bastante conveniente para não assumir quaisquer responsabilidades enquanto gestão.
A Coisa é tão seria que passou despercebida a iconografia da imagem da padroeira Sant’ Ana, o artista em vez de esculpir Maria, colocou um menino no lugar de nossa senhora recebendo lições de sua mãe e todas as autoridades encantadas com uma imagem que iconograficamente não é a da nossa padroeira, rederam elogios demostrando o descaso e desconhecimento com a nossa historia e cultural. Eu e Zezé rimos muito com o comentário de uma senhora de cabelos brancos com um terço na mão, diante daquela enorme imagem: “Isso nunca em tempo algum é a senhora Sant’Ana, ela teve uma filha e não um menino”.

Ah! Caicó arcaico
Em meu peito catolaico
Tudo é descrença e fé
Ah! Caicó arcaico
Meu cashcouer mallarmaico
Tudo rejeita e quer
É com, é sem
Milhão e vintém
Todo mundo e ninguém
Pé de xique-xique, pé de flor
Relabucho, velório
Videogame oratório
High-cult simplório
Amor sem fim, desamor
Sexo no-iê
Oxente, oh! Shit
Cego Aderaldo olhando pra mim
Moonwalkmam
A prosa impúrpura do Caicó

Nenhum comentário:

Postar um comentário