sexta-feira, 22 de março de 2013

DIA MUNDIAL DO TEATRO


O DIA MUNDIAL DO TEATRO é comemorado em 27 de março, e uma das mais importantes manifestações por isto é a difusão da Mensagem Internacional, escrita tradicionalmente por uma personalidade de dimensão mundial, convidada pelo Instituto Internacional do Teatro para partilhar as suas reflexões sobre temas de Teatro e a Paz entre os povos. Esta mensagem é traduzida  em mais de vinte línguas e lida perante milhares de espectadores antes  do espetáculo da noite nos teatros do mundo inteiro.
A primeira mensagem foi escrita por Jean Cocteau (França), em 1962; em 2009, pelo dramaturgo brasileiro Augusto Boal (que veio a falecer logo a seguir, em  02-05-2009); em 2010 por Dame Judi Dench (Inglaterra); em 2011 pela africana Jessica Atwooki Kaahwa. e no ano passado por John Malkovich (EUA).
O Instituto Internacional de Teatro, com sede na Suíça acabou de divulgar a mensagem de 2013, que foi escrita pelo dramaturgo italiano Dario Fo e traduzida para o português pelo diretor da CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS (Ceará- Brasil) Tonico Lacerda Cruz.



Dario Fo nasceu em 1929 em Sangiano (Varese - Itália), e bem jovem, entrou em contato com o teatro popular e da tradição oral. Seu avô era um contador de histórias conhecido, seu pai era um trabalhador ferroviário, sua mãe uma camponesa.
Adolescente, mudou-se para Milão, onde frequentou a Academia de Belas Artes de Brera e mais tarde matriculou-se na Faculdade de Arquitetura do Politécnico, mas abandonou antes da formatura. Ironicamente, mais tarde, recebeu inúmeros títulos honoris causa.
Nos primeiros anos de aprendizado, no entanto, a sua atividade é fortemente caracterizada pela improvisação.
A partir de 1952 começou a colaborar com a RAI, onde escreveu e leu para as transmissões de rádio dos "nano" Poer monólogos que são representados logo após no Teatro Odeon no Milan. Em colaboração com dois grandes do teatro Italiano - Franco Parenti e Durano Justin, nasceu em 1953, "o dedo no olho", um show de sátira social e política, e em 1954 "Saudável como um chapeleiro", dedicado à vida cotidiana e aos conflitos políticos na Itália. O texto, não surpreendentemente, é duramente atingido pela censura, e a colaboração termina. Na verdade, quando os burocratas começaram a ler os roteiros, os autores deixam a transmissão em sinal de protesto.
Em 1959, ele cria com sua esposa Franca Rame, um grupo de teatro que leva seu nome: assim começa o período de repetidas queixas por parte das instituições, então em vigor. Ainda escrevendo para a televisão para "Canzonissima", mas em 1963 deixou o RAI e voltou para o teatro. Constitui o grupo New Scene, que visa desenvolver um teatro alternativo forte, mas ao mesmo tempo popular.
Enquanto isso, tenta a experiência no cinema. Torna-se o co-autor e intérprete de um filme de Charles Lizzani ("Eu desaparafusado" - 1955).
A temporada de teatro 1969-1970 foi totalmente do espetáculo "cartoon Mistério", talvez a mais famosa obra de Dario Fo, fruto da sua pesquisa sobre as origens da cultura popular. Original e engenhosa ação de Fo, as letras refletem a linguagem medieval e da fala, criando com isso através de uma mistura de dialeto "Po", expressões de palavras antigas e novas criadas por Fo. É o chamado "Grammelot" (Gromelô) em português, uma linguagem surpreendente expressiva arcaico, complementado por gestos e expressões faciais do ator plástico.
Em 1969, fundou o "Teatro da Cidade, o Coletivo".
Em 1977, depois de um longo exílio (15 anos), volta a televisão.
Nos últimos anos, ele continuou a produzir peças, como "Johan Padan à descoberta das Américas" e "O diabo com mamas", tendo o cuidado também de orientar e ensinar. Por exemplo, em 1987, publicou o "ator mínimo do Proprietário" beneficiando não só os fãs, mas também para aqueles que desejam embarcar na estrada do teatro.
Em 1997 ele recebeu o Prêmio Nobel de Literatura "para emular os bobos da Idade Média, flagelando as autoridades e apoiando a dignidade dos oprimidos." "Dario Fo", diz o comunicado oficial da Fundação Nobel , "com uma mistura de riso e seriedade abre nossos olhos para os abusos e injustiças da sociedade, ajudando a colocá-los em uma ampla perspectiva histórica."

A premiação do Nobel gerou algumas críticas, devido à natureza mal definida da arte de Fo (alguns questionam que se pode definir um "letrado" ou um "escritor" no sentido estrito). O premiado, no entanto, não se limita a aquecer a glória alcançada, mas usa a cerimônia para lançar uma nova iniciativa contra a diretiva sobre o patenteamento de organismos vivos propostos pelo Parlamento Europeu.
Fonte: http://teatroplural.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário