O DIA MUNDIAL DO TEATRO é comemorado em
27 de março, e uma das mais importantes manifestações por isto é a difusão
da Mensagem Internacional, escrita tradicionalmente por uma personalidade de
dimensão mundial, convidada pelo Instituto Internacional do Teatro
para partilhar as suas reflexões sobre temas de Teatro e a Paz entre os povos.
Esta mensagem é traduzida em mais de vinte línguas e lida perante
milhares de espectadores antes do espetáculo da noite nos teatros do
mundo inteiro.
A primeira mensagem foi escrita
por Jean Cocteau (França), em
1962; em 2009, pelo dramaturgo brasileiro Augusto Boal (que veio a falecer logo a seguir, em
02-05-2009); em 2010 por Dame
Judi Dench (Inglaterra); em 2011 pela africana Jessica Atwooki Kaahwa. e no ano passado por John Malkovich (EUA).
O Instituto
Internacional de Teatro, com sede na Suíça acabou de divulgar a mensagem de
2013, que foi escrita pelo dramaturgo italiano Dario Fo e
traduzida para o português pelo diretor da CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS (Ceará- Brasil) Tonico Lacerda Cruz.
Dario Fo nasceu em 1929 em Sangiano (Varese - Itália), e bem jovem, entrou em contato com o teatro popular e da tradição oral. Seu avô era um contador de histórias conhecido, seu pai era um trabalhador ferroviário, sua mãe uma camponesa.
Adolescente,
mudou-se para Milão, onde frequentou a Academia de Belas Artes de Brera e mais
tarde matriculou-se na Faculdade de Arquitetura do Politécnico, mas abandonou
antes da formatura. Ironicamente, mais tarde, recebeu inúmeros títulos honoris
causa.
Nos
primeiros anos de aprendizado, no entanto, a sua atividade é fortemente
caracterizada pela improvisação.
A
partir de 1952 começou a colaborar com a RAI, onde escreveu e leu para as
transmissões de rádio dos "nano" Poer monólogos que são representados
logo após no Teatro Odeon no Milan. Em colaboração com dois grandes do teatro
Italiano - Franco Parenti e Durano Justin, nasceu em 1953, "o dedo no
olho", um show de sátira social e política, e em 1954 "Saudável como
um chapeleiro", dedicado à vida cotidiana e aos conflitos políticos na
Itália. O texto, não surpreendentemente, é duramente atingido pela censura, e a
colaboração termina. Na verdade, quando os burocratas começaram a ler os
roteiros, os autores deixam a transmissão em sinal de protesto.
Em
1959, ele cria com sua esposa Franca Rame, um grupo de teatro que leva seu
nome: assim começa o período de repetidas queixas por parte das instituições,
então em vigor. Ainda escrevendo para a televisão para
"Canzonissima", mas em 1963 deixou o RAI e voltou para o teatro.
Constitui o grupo New Scene, que visa desenvolver um teatro alternativo forte,
mas ao mesmo tempo popular.
Enquanto
isso, tenta a experiência no cinema. Torna-se o co-autor e intérprete de um
filme de Charles Lizzani ("Eu desaparafusado" - 1955).
A
temporada de teatro 1969-1970 foi totalmente do espetáculo "cartoon
Mistério", talvez a mais famosa obra de Dario Fo, fruto da sua pesquisa
sobre as origens da cultura popular. Original e engenhosa ação de Fo, as letras
refletem a linguagem medieval e da fala, criando com isso através de uma
mistura de dialeto "Po", expressões de palavras antigas e novas
criadas por Fo. É o chamado "Grammelot" (Gromelô) em português, uma
linguagem surpreendente expressiva arcaico, complementado por gestos e
expressões faciais do ator plástico.
Em
1969, fundou o "Teatro da Cidade, o Coletivo".
Em
1977, depois de um longo exílio (15 anos), volta a televisão.
Nos
últimos anos, ele continuou a produzir peças, como "Johan Padan à
descoberta das Américas" e "O diabo com mamas", tendo o cuidado
também de orientar e ensinar. Por exemplo, em 1987, publicou o "ator
mínimo do Proprietário" beneficiando não só os fãs, mas também para
aqueles que desejam embarcar na estrada do teatro.
Em
1997 ele recebeu o Prêmio Nobel de Literatura "para emular os bobos da
Idade Média, flagelando as autoridades e apoiando a dignidade dos oprimidos."
"Dario Fo", diz o comunicado oficial da Fundação Nobel , "com
uma mistura de riso e seriedade abre nossos olhos para os abusos e injustiças
da sociedade, ajudando a colocá-los em uma ampla perspectiva histórica."
A premiação do Nobel gerou algumas críticas, devido à natureza mal definida da arte de Fo (alguns questionam que se pode definir um "letrado" ou um "escritor" no sentido estrito). O premiado, no entanto, não se limita a aquecer a glória alcançada, mas usa a cerimônia para lançar uma nova iniciativa contra a diretiva sobre o patenteamento de organismos vivos propostos pelo Parlamento Europeu.
A premiação do Nobel gerou algumas críticas, devido à natureza mal definida da arte de Fo (alguns questionam que se pode definir um "letrado" ou um "escritor" no sentido estrito). O premiado, no entanto, não se limita a aquecer a glória alcançada, mas usa a cerimônia para lançar uma nova iniciativa contra a diretiva sobre o patenteamento de organismos vivos propostos pelo Parlamento Europeu.
Fonte: http://teatroplural.blogspot.com.br
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