quinta-feira, 5 de julho de 2012

Festa de Sant'ana X Carnaval.




O mês de julho já chegou e a festa começou. Estamos vivendo mais uma festa de Sant’ ana, Patrimônio Imaterial do Brasil por tudo que representa histórica, culturalmente, turística e socialmente para a Região do Seridó.
Mais e o carnaval de Caicó? Também não poderia se tornar Patrimônio Imaterial? Que tal o Bloco do Magão torna-se Patrimônio Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte? Por razões visíveis o Bloco do Magão reúne elementos que pode conferi ao Bloco este titulo: o fato de ter transformado o carnaval de Caicó no maior carnaval do Estado, o de manter os elementos que caracteriza um bloco de rua tais como; orquestra de frevo, trivela, bonecos grandes feitos de matérias recicláveis, burrinhas de padre, mela-mela e ect.
Mais porque fala de carnaval em julho?
Isso mesmo é hora de começar a pensar no carnaval, pois a festa de Sant’ana já ta pronta e acontecendo, o tempo necessário para organizar o carnaval é esse. A comissão do carnaval de Caicó criada em um debate na Radio Caicó, para toda cidade ouvi e testemunhar tem que se reunir o mais rápido. Você não lembra, mais depois do carnaval essa era a notícia veja por exemplo o que postou Marcos Dantas.


 Rádio Caicó dedicou 10 horas de sua programação para discutir “Carnaval de Caicó”
A Rádio Caicó finalizou a série de debates sobre o carnaval de Caicó. Foi nesta quinta-feira (23), das 10h às 12h, entre o final do Programa Muito Mais Você, com Suerda Medeiros, e a primeira hora do Comando Geral, com Sidney Silva. Marcos Dantas, diretor de jornalismo da emissora também estava no estúdio e Rosivan Amaral, repórter, interagiu ao vivo com a Unidade Móvel 1290, de alguns pontos de hospedagem da cidade.
No estúdio, estavam: Major Costa, Comandante do 6º BPM de Caicó; Godofredo Fernandes, empresário da Montagem que ganhou a licitação para a contratação de bandas e estrutura do carnaval na Ilha de Santana; Victor Simas, empresário da Disbecol, distribuidora de bebidas; Eurípedes Junior, secretário de Turismo de Caicó; Chico Torres e Rui Evandro, diretores do bloco Treme-treme; Almir Filho, vereador que propõe projeto para criação de comissão permanente do carnaval de Caicó; Janduí Fernandes, advogado e membro do Conselho Estadual da OAB; Max Azevedo, ex-secretário de Administração e Infra-Estrutura de Caicó. Também foram convidados, mas não compareceram: Ronaldo Batista (Magão) e Zezinho, presidente do Iate Clube.
Por todas as redes sociais disponibilizadas pela Rádio Caicó (twitter, facebook, MSN) e através do telefone, os ouvintes interagiram expondo suas criticas e sugestões sobre o carnaval de Caicó.  Foram 10 horas de debates, divididos em cinco dias (quatro dias antes da festa, e um dia após, para a avaliação). Entre todos os convidados a opinião é de que Caicó realiza, talvez não o maior, mas o melhor e mais tranqüilo carnaval do Nordeste. Mas, existe a necessidade de que, poder Público aliado ao comércio, população e demais segmentos se envolvam durante todo o ano, na preparação e profissionalização do evento. http://marcosdantas.com

Foi uma semana inteira de debates que cominou numa mesa redonda, onde estavam presentes autoridades civis e militares, produtores e carnavalescos.
Onde esta a comissão do Carnaval 2013? Quantas reuniões já foram feitas? Já esta sendo elaborado um projeto para o carnaval observando todos os pontos tão bem argumentados e colocados nas horas de mesa redonda na radio Caicó?
Pois bem, como a festa de Sant’ana o carnaval e a nossa outra grande festa, economicamente, culturalmente e socialmente falando, com um potencial turístico ainda não explorado na sua totalidade por falta de estruturação.
O que vejo é mais uma vez a historia se repetindo, só quem esta trabalhando para o carnaval é o bloco do Magão que esta ensaiando, apresentando-se e batalhando por recursos para melhorar sua estrutura.
Mais onde anda a comissão de pensadores, doutores e promotores do carnaval? Vão espera o carnaval chegar para criarem uma nova comissão organizadora para o próximo carnaval. Esse capitulo não vale a pena ver de novo.
Francisco das Chagas e Silva (Maguila Torquato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário