domingo, 28 de fevereiro de 2016

Jornalistas de Aluguel



É notório em todo Brasil jornalistas que acendem financeiramente muito rapidamente, em troca vendem sua isenção e independência  de escrever o que pensa, e pior, esconder a própria verdade dos fatos para satisfazer o politico que banca seu salario. 
Não precisamos ir muito distante da nossa cidade para identificar os jornalistas de aluguel, basta observar o silencio que é feito com a realidade da nossa cidade. Alguém tem dedicado a escrever ou falar da falta de gestão do nosso município, não, tá todo mundo focado em colocar no centro das atenções o seu pre candidato a prefeito ou a vereador.  
A quantidade de jornalistas de aluguel na nossa cidade é tão grande que o silêncio em torno das questões sociais se exacerba em noticias policiais sangrentas, sem nem uma reflexão da crescente violência em nossa cidade.
A falta de isenção não responsabiliza quem deviria trabalhar para garantir trabalho, saúde, educação, Cultura, segurança e estruturas minimas de funcionamento do município. 
Os nossos "jornalistas" cooptados e que recebem favores e salários de políticos colaboram com o atraso das politicas publicas de nossa cidade.
A imprensa de Caicó na sua grande maioria está comprometida por um contracheque indecente e um statos bancado com a desgraça e a falta de serviço a sociedade.
É preciso uma imprensa livre, que pense com sua própria cabeça e não venda sua liberdade a quem quer se perpetuar no poder, que não multiplique o pensamento e ação do jornalismo tradicional.
Precisamos de profissionais preocupados com bem da sociedade em que vive e que defenda os direitos da dignidade humana.


domingo, 21 de fevereiro de 2016

Finalmente P's estreia em Caicó


Finalmente o espetáculo P's  estreia em Caicó. Depois de Campina Grande e Fortaleza agora é a vez dos caicoenses assistirem P's (inspirado na obra de Michel Foucault - "Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão". Aunay, interior da Fraça, 1835. Pierre Rivière, um jovem camponês, assassina a golpes de foice sua mãe gravida de sete meses, sua irmã de 18 anos e seu irmão de sete anos. O crime Violento choca a opinião pública, trazendo à tona a relação entre os trabalhos jurídicos e psiquiátrico. O que teria motivado Pierre Rivière a cometer tamanha brutalidade? Um Caso de parricídio do XIX apresentado por Michel Foucault. 
A Trapiá Cia. de Teatro apresentará no Auditório do CERES dias 23, 24 e 25 de fevereiro sempre às 20h, Os ingressos estão sendo vendidos na sala de apoio pedagógico do Ceres e também serão vendidos nos dias das apresentações na porta do auditório! Após o espetáculo acontecera debate/conversa com os interessados.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Encantando a Serpente com frevo!

Lembram do que conta a lenda do poço de Sant'Ana?
Ela fala que depois do pedido do vaqueiro, a Senhora Sant'Ana tira o espirito de tupã do boi e coloca numa serpente que é obrigada a viver no poço, só podendo sair quando o posso seca.



Mais artistas plásticos, de teatro e músicos encantaram a serpente com frevo e no sábado de carnaval levaram a serpente pra ruas de Caicó, sem nem um perigo da cidade ser engolida, a não ser pela alegria.

Para rasteira um pulo

A um ano exatamente os artistas e produtores que ocupavam a casa de cultura popular de Caicó foram expulsos, a produção e materiais foram considerado lixo pelo o Governo de Robinson Faria.
Mais a tentativa de derrubar a produção cultural fez com que o movimento cultural deixasse o único ambiente e expandisse, ganhasse mais visibilidade e novos seguidores.
O poeta de maneira fascinante fala com a alma de artista: 


Teve gente na torcida
Para ver nosso despejo
Porém frustrou o desejo
Ficou de crista caída
É assim mesmo essa vida
Cheia de flor e de espinho
Quem produz o ato mesquinho
Covarde e tão desleal
De aos outros desejar mal
O seu já vem no caminho.














Já quem semeia o amor
Verdade, paz e alegria
Jamais cai em nostalgia
E nem perde o seu fulgor
Vive imune ao opressor
E também as maldições
Não teme as afetações
Pois abater não se deixa
Que quando u’a porta se fecha
Abrem-se vinte portões.










Nossa Esquina dos Artistas
Virou um ponto de apoio
Para o ‘Magão’ e um comboio
De poetas cordelistas
Palhaços, malabaristas
Não há lugar para asneira
Tudo gente de primeira
E em meio a tais atrações
Ainda tem exposições
De ‘Lidinha Brasileira’.










Enquanto que um outro espaço
Que era para está aberto
Tá mais vazio que um deserto
De artistas ficou escasso
Na iminência do fracasso
Faz pena ver seu estado
O que antes era lotado
Passou dezembro e janeiro
E agora entrou fevereiro
Mas só se encontra fechado.













Por isso meu caro amigo
Que sempre o mal nos deseja
Os seus conceitos reveja
Pra não penar no castigo
Se afaste de tal perigo
Que tanto o faz padecer
E pra melhor lhe dizer
Deixe de tanta amargura
E vá produzir cultura
Se é que aprendeu a fazer.
Edcarlos Medeiros
Caicó/RN – 07 de fevereiro de 2016.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Concelho ao Rei Momo


Tem um velho ditado que diz: "se concelho fosse bom não se dava, vendia-se". Mais é sempre bom abrir os olhos de quem esta próximo da gente e desavisado.
Sua Majestade Rei Momo do Carnaval de Caicó 2016, faça seu reinado, mas, não receba a chave da cidade, não queira essa responsabilidade para Vossa Majestade.
A gestão não planejou a cidade para o carnaval. 
O Lixo, buraco e ruas com verdadeiros obstáculos depois de escavação, de pavimentação mau recolocada,  problemas na saúde, Ilha de Sant'Ana interditada pelo corpo de bombeiros, falta de espaços planejados com iluminação e banheiros para acolher seus súditos. Falta de compromisso da câmara municipal de vereadores  com o desenvolvimento sócio, econômico e cultural da cidade. Vereadores compromissados com a própria releição e sem nem uma vontade de garantir leis e orçamento para politicas publicas de cultura já previstas no pais.
Uma gestão que tem uma Secretaria de Turismo fictícia, com técnicos incapazes de durante toda uma gestão realiza um planejamento que seja, executar um projeto para uma das maiores festas populares do estado. Uma gestão que a cultura e as manifestações do seu povo não tem o menor respeito, quanto a gestão não busca a participação no Sistema Nacional de Cultura para transferi recursos da união para o município.
Sua Majestade o Rei Momo, sei que vai usar da diplomacia, mais tá avisado é um risco para vossa  imagem, se eu fosse Vossa Majestade, reinava o período momesco mais não fazia questão da chave, pois a cidade esta fechada ao desenvolvimento e isso não é tarefa para seu reinado.
Feliz Reinado de Momo!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Artistas de Caicó realizaram com grande sucesso baile a fantasia.



A Casa da amizade ficou pequena no ultimo sábado 30 de janeiro para receber uma noite de mascarados vestidos nas mais belas fantasias. O baile fez todos os presentes fazer uma viagem aos antigos carnavais ao som de Jonas Linhares e banda.


O espaço estava ricamente ornamentado com o tema o sangue da vigem elaborado e produzido pela artista plastica Lídia Brasileira.
A tentativa de desconstruir o movimento cultural de nossa cidade na perspectiva de usufrutuarem da produção e das conquistas dos artistas é um tiro que saio pela culatra. A produção é legitima e dos artistas e esta viva em plena espanação.