segunda-feira, 22 de junho de 2015

O PPA realizado em Caicó teve a participação tímida do município ao mesmo tempo que foi o território mais concorrido.





O Plano Plurianual - PPA resulta de lei de iniciativa do Poder Executivo que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração pública estadual para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para às relativas aos programas de duração continuada. O PPA deve ser Elaborado no primeiro ano de cada nova gestão.

O PPA é um o instrumento coordenador de todas as ações governamentais e, como tal, orienta as Leis de Diretrizes Orçamentárias- LDOs e os Orçamentos Anuais - LOAs, bem como todos os planos setoriais instituídos durante o seu período de vigência que é de 4 anos. Define a ação do Governo no quadriênio, imprimindo uma diretriz estratégica aos orçamentos anuais.

O PPA do nosso território que compreende a Região do Seridó foi realizado hoje (22) no auditório da UFRN com participação de vários seguimentos governamentais e não governamentais do Seridó. Representando a cultura do nosso município estiveram presentes ao evento Francisco das Chagas e Silva e Custodio Jacinto.

O que é lamentável é a falta de participação da gestão municipal representando os interesses da população, bem como do nosso legislativo que deveria esta defendo os interesses da população que os elegeu. Por fim é lamentável a pouca participação da sociedade cível organizada que deveria estar defendendo a efetivação das políticas publicas.

Apesar de tudo, a contribuição dos sindicatos, associações, cooperativas, governos e outros do nosso território para o PPA, foi muito significativa, elaboramos propostas importantes para as demandas nas diversas áreas da nossa região e estado.

Mas, como fazedor de arte e militante da vida cultural desta cidade, lamento a pouca participação dos companheiros, produtores e representantes da nossa diversidade cultural, que não valorizam a participação na construção das políticas públicas de cultura e não se fazem representa em espaços como esse, para garantir a efetivação das políticas públicas de cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário