quarta-feira, 17 de junho de 2015

CASA DA BARBIE




Tenta explicar o conceito de cultura, ou ainda os seus múltiplos conceitos renderia uma tese, mas considerando que a maioria das pessoas já tem noção ou compreensão do que essa palavra designa não vamos seguir essa trilha. Quanto a lixo, se visitarmos os dicionários encontraremos definições relevantes. Por exemplo: lixo é tudo aquilo que perdeu o valor e pode ser jogado fora. E seu uso, no sentido figurado, pode referir-se a escória, ralé.

A seleção natural forçou o homem a pensar e lhe deu poder para não mais precisar competir com outras espécies. Mas, o seu instinto de competitividade impera na espécie humana e no seu habitante, a sociedade.

A sociedade capitalista oportuniza ao homem a buscar de seus anseios. A mais humilde das pessoas, quando consegue comprar sua moradia, seu meio de transporte, sente orgulho de seu trabalho e esforço. Dessa forma, o homem sente-se motivado.

Durante 11 anos com recursos próprios e do ponto de Cultura da Associação União do Sobrado Pe. Brito Guerra, o Sobrado constitui-se Casa de Cultura Popular. Artistas da música, dança, teatro, literatura, pintura, escultura, contação de história, artesanato, culinária encheu o sobrado e sobrou arte no sobrado.

Mais toda essa história reconhecida por todos que passaram pela casa, de todos os recantos do pais, reconhecida por diversas academias, noticiada na imprensa local, estadual e Norte e Nordeste, nos primeiros meses do Governo de Robinson Faria foi tachada de lixo. Os agentes de cultura apagaram a memória de uma trajetória de mais de uma década sem nem consultar os seus produtores. Foi possível ver no lixo a produção das diversas oficinas realizadas na casa, peças de cerâmicas de D. Raimunda de Chico Faísca, a revista preá do acervo da biblioteca (a revista preá tem feito um registro da produção cultural do RN), para o lixão foram painéis, figurinos, materiais selecionados passiveis de reciclagem, brinquedos populares, artistas foram convidados a tirar sua produção considerada lixo para Casa Barbie.

O pensar e o agir do novo Governo através dos gestores daquele espaço, em detrimento dos valores éticos e morais, fere toda comunidade artística de Caicó na sua essência e distorcem o sentido real da existência da produção cultural.

A casa de Cultura de Caicó transformou-se na casa da Barbie, a escalada sem esforço, a lei do mais fácil, onde não cabe mais a produção cultural, para não tira a cadeira do lugar, onde o chão não pode suja de tinta e de cola, onde as paredes não podem mais ter uma pintura que não seja agradável a estética da Barbie, levou os artistas a uma reflexão e definição de novos caminhos.

Os artistas em reunião ontem no Círculo Operário entenderam que são maiores do que o espaço da Casa de Cultura, que espaços podem ser construídos e que a sociedade de Caicó poderá continuar acompanhando a nossa produção em um novo espaço.

Que o governo fique livre para manter a casa da Barbie, com seus candelabros e todas porcelanas no lugar à espera do chá do descaso, com suas bonecas vestidas com modelos combinados com a temática e a ocasião, uniformização da cultura. Seu papel será de produzir em série e larga escala bens culturais, seguindo fórmulas que atendam ao “gosto médio” da população. O trivial, o que agrada a massa, cabe propagar esses produtos, como os hits do verão (“Lepo Lepo” e afins) ou a boneca Barbie, que em pouco tempo serão substituídos por outros sucessos e esquecidos pela maioria das pessoas.

Assim, chamo atenção para uma questão em torno de uma expressão comumente utilizada: lixo cultural. O que vem a ser isso? Voltando ao dicionário, o que dizem sobre a palavra, pode-se falar em produtos de baixa qualidade artística, consumidos ou apreciados pelas camadas populares – e aí pode estar em jogo uma perspectiva elitista perigosa.

Longe de me, acredita em lixo cultural, muito menos em alta ou baixa culturas. Não quero aqui cometer o mesmo erro da casa da Barbie, tachar como menor uma cultura massiva é ignorar a riqueza e a diversidade das subjetividades que podem surgir a partir da experiência estética que cada um extrai dos produtos de massa que consome.

“Não que tudo que seja produzido culturalmente seja válido, longe disso. Mas geralmente quem costuma fazer essa distinção, o faz sob uma ótica extremamente reducionista, por achar que tudo que vem da cultura de massa é alienado, superficial e capaz de oferecer apenas uma experiência estética bastante empobrecida, ou por achar que realmente existe uma alta cultura, que se pressupõe eterna, permanente, como se os cânones fossem extremamente rígidos e nunca maleáveis pelo espírito de cada época”, afirma o Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ e professor de Comunicação Social da Ufes, Erly Vieira Jr.

O problema é haver preconceito contra aquilo que não se conhece, pelo fato de alguém ter dito que não é bom, que não serve mais, que esteticamente não cabe mais. Nesse caso, estamos diante do preconceito baseado na ignorância.

Só conseguiremos diminuir o lixo cultural se melhorarmos nosso conhecimento, pela educação, assim vamos ter como comparar um outro produto cultural com o altamente consumido, e, quem sabe, escolher o novo ou o que tem qualidade.”
Quanto à qualidade, saindo da visão social de um membro da classe média que não concordar que existe manifestação cultural da realidade dos moradores de uma favela, quanto estes produzem o funk ou Hip Hop.

Quanto à qualidade do que era produzido e que foi tachado como lixo, referenciou o que a casa foi até 1 de janeiro de 2015.
Então, nadamos, nadamos e morremos na praia?

Não. Infelizmente a maioria das pessoas não nada, mas já nasce morta. No nosso caso, não morremos, temos uma nova praia para ser curtida com toda nossa diversidade cultural. Uma praia onde uma revista pode ser um documento e memoria, que uma escultura de Dona Raimunda faltando um braço continua sendo um obra de arte de valor.
Francisco das Chagas e Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário