II 27 em Cena - Sistema Municipal de Cultura já! |
"Onde
quer que haja a sociedade humana, haverá o espírito irreprimível da
representação.
Sob árvores em pequenas aldeias, e em palcos de alta tecnologia nas metrópoles do planeta, em corredores das escolas, nos campos e nos templos, nas favelas, nas praças urbanas, centros comunitários e porões do centro da cidade, as pessoas se unem para comungar no teatro efêmero, mundos que criamos para expressar a nossa complexidade humana, a nossa diversidade, a nossa vulnerabilidade , em carne viva, respiração e voz.
Nos reunimos para chorar e para lembrar, para rir e para contemplar, para aprender, para afirmar e para imaginar. Para admirar a destreza técnica, e encarnar deuses. Para recuperar o fôlego coletivo em nossa capacidade para a beleza, a compaixão e o extraordinário. Chegamos a ser energizados e fortalecidos. Para celebrar a riqueza das nossas várias culturas, e para dissolver as fronteiras que nos dividem.
Sob árvores em pequenas aldeias, e em palcos de alta tecnologia nas metrópoles do planeta, em corredores das escolas, nos campos e nos templos, nas favelas, nas praças urbanas, centros comunitários e porões do centro da cidade, as pessoas se unem para comungar no teatro efêmero, mundos que criamos para expressar a nossa complexidade humana, a nossa diversidade, a nossa vulnerabilidade , em carne viva, respiração e voz.
Nos reunimos para chorar e para lembrar, para rir e para contemplar, para aprender, para afirmar e para imaginar. Para admirar a destreza técnica, e encarnar deuses. Para recuperar o fôlego coletivo em nossa capacidade para a beleza, a compaixão e o extraordinário. Chegamos a ser energizados e fortalecidos. Para celebrar a riqueza das nossas várias culturas, e para dissolver as fronteiras que nos dividem.
Onde
quer que haja a sociedade humana, haverá o Espírito irreprimível da
representação. Nascido da comunidade, ele usa as máscaras e os trajes das
nossos variadas tradições. Ele aproveita as nossas línguas, ritmos e gestos, e
abre um espaço entre nós.
E
nós, os artistas que trabalhamos com este espírito ancestral, nos sentimos
compelidos a canalizá-lo através de nossos corações, nossas ideias e nossos
corpos para revelar realidades em toda a sua mundanidade e brilhante mistério.
Mas,
nesta época em que tantos milhões estão lutando para sobreviver , estão
sofrendo sob regimes opressivos e sob o capitalismo predatório, estão fugindo
dos conflitos e dificuldades, em que a nossa privacidade é invadida por
serviços secretos e as nossas palavras são censuradas pelos governos intrusivos,
em que florestas estão sendo aniquiladas, espécies exterminadas, e
oceanos envenenados: o que nos sentimos compelidos a revelar?
Neste
mundo de poder desigual, em que várias ordens hegemônicas tentam nos convencer
de que uma nação, uma raça, um gênero, uma preferência sexual, uma religião,
uma ideologia, um quadro cultural é superior a todos os outros, é realmente
defensável insistir que as artes devem ser separadas das agendas sociais
Nós,
os artistas de arenas e estádios, vamos concordar com as exigências deste
mercado "higienizado", ou aproveitar o poder que temos: abrir um
espaço nos corações e mentes da sociedade, reunir pessoas em torno de nós, para
inspirar, encantar e informar, e para criar um mundo de esperança e colaboração,
de coração aberto?"
Brett Bailey
Breve biografia de Brett
Bailey
Brett
Bailey é um dramaturgo, desenhista, diretor, artista Sul-Africano e diretor
artístico da bunfight TERCEIRO MUNDO.
Ele
já trabalhou na África do Sul, Haiti, República Democrática do Congo, Uganda,
Zimbábue, Reino Unido e Europa.
Suas
peças iconoclastas são muito bem sucedidos. Eles questionam a dinâmica do mundo
pós-colonial e incluem BIG DADA , IPI ZOMBIE , iMUMBO JUMBO , MEDEIA e ORFEUS .
Seus
trabalhos foram realizados na Europa, Austrália e África, e ganhou vários
prêmios, incluindo uma medalha de ouro para o projeto na Quadrienal de Praga
(2007).
Ele
presidiu o júri do Quadrienal de Praga em 2011 e foi membro do júri do concurso
"Music Theatre Now" do Instituto Internacional de Teatro em Março de
2013.
Ele
foi o mestre de cerimônia na abertura da Cúpula Mundial sobre Artes e Cultura
em Joanesburgo (2009), e nas cerimônias do Festival Internacional de Artes
entre 2006 e 2009 em Harare.
Entre
2008 e 2011 ele foi o diretor artístico do festival
público sul-Africano das artes "Infectando the City",
na Cidade do Cabo. Em 2014, é o
autor
da mensagem do Dia Mundial do Teatro entregue à UNESCO.
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