quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Quem foi que você escolheu? No seu plano de Governo era prioridade fechamento de escolas?



A Holanda fechou 8 presídios em 2012. A Suécia fechou recentemente 4 presídios. O mundo todo estava somente enchendo as cadeias, nos anos 90, nasce uma tendência contrária.  Em vários países o número de presos está diminuindo. As causas? Redução da criminalidade, o tema drogas com enfoque mais compreensivo, baixa reincidência, aplicação de mais penas alternativas, inclusive para pequenos roubos, para os furtos e lesões não graves etc.
Enquanto no Brasil estão aumentados os presos e discutem-se a construção de novos presídios. Por que vários países estão diminuindo os presos e as prisões, enquanto o Brasil fecha escola?

Não precisamos ir muito longe do lugar onde morramos para perceber essa realidade. Temos um presidio na entrada da nossa cidade como cartão postal, e o Estando fecha 3 das nossas escolas, segundo a 10ª Diretoria Regional de Ensino (DIRED), em Caicó, três escolas estaduais nem iniciarão o ano letivo de 2014: Joaquim Apolinar (Paraíba), Manoel Fernandes Jorge (Barra Nova) e Iracema Bezerra Trindade (João XXII). O motivo alegado é a falta de alunos.
Foto do governo itinerante.
Falta de alunos ou incompetência administrativa? Falta de investimentos na qualidade da educação estadual? Falta de educação continua sempre interrompida por longas greves realizadas pelos profissionais de educação na luta por uma educação publica de qualidade?

Além das escolas estaduais grupos escolares municipais são fechados pela falta de investimento na agricultura familiar e falta de incentivo para que o homem do campo permaneça na sua terra. Tudo isso acontece aqui na nossa velha Caicó. Acontece diante dos olhos dos nossos representantes silenciados pelo interesse nas próximas eleições.

Uma boa pista que se poderia sugerir para entender essa realidade, pode residir na cultura de nosso país: patriarcal ou alteralista. Um ponto relevante consiste em examinar o quanto o nosso país levara de tempo para um distanciamento do arquétipo do Pai (patriarcal) para fazer preponderar o arquétipo da alteridade. Ou seja, quanto tempo chegará a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o homem social interage e interdepende do outro. Quando chegaremos a compreender que a existência do "eu-individual" só é permitida mediante um contato com o outro, que em uma visão ampla se torna o Outro - a própria sociedade diferente do indivíduo.

O que assusta é o silêncio da sociedade, dos pais, dos profissionais da educação e as instituições que os representam, dos movimentos sociais que reivindicam uma faculdade federal para o Seridó. E o mais assustador é a falta de representatividade de nossa cidade, definitivamente elegemos representantes que só defendem seus interesses próprios.
È preciso compreender que o progresso econômico sustentável depende  prática cooperativa. Nenhuma sociedade é rica plenamente se grande parcela da sua população está mergulhada na miséria e na pobreza. Não é possível compreender também uma sociedade sem educação.
Enquanto se inaugura estádios de futebol e constroem presídios se fecha escola em todo o pais. Na nossa cidade foram três de uma só vez.
Por que se fecha escolas?
Quem foi que você escolheu para fecha-las?

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