terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Caicó Deixará de ser a “Capital do Seridó”



Pois é, do jeito que a mare anda poderemos ser do interior de cidades como Curras Novos e Parelhas. Aliais Parelhas já tem o Carinhoso apelido de Paris do Seridó.
A transferência da “Capital do Seridó” para outra cidade não é uma ideia, é um fato que vem se construindo pela incompetência dos nossos representantes nas últimas décadas. 
Parelhas e Currais Novos já são totalmente independentes de Caicó e já oferecem serviços e pactuam e oferecem saúde a outros Municípios da Região do Seridó antes pactuados e oferecidos por Caicó.
Parelhas tem quadras de exportes na zona rural melhor do que as que Caicó tem na zona urbana, demonstra em um único aspecto a administração de recursos públicos de forma mais acertadas.
Essas cidades têm pensado no crescimento urbano de forma planejada, as novas ruas são largas e as periferias já tem ruas pavimentas e com coleta de lixo, coisa que atual “Capital do Seridó” não resolveu ainda. Basta olha para o Bairro João XXIII a nossa primeira favela ainda falta estruturas básicas e tem as necessidades dos seus primeiros dias de existência.  
Ganhamos um espaço turístico maravilhoso, mas o poder público para garantir seus apadrinhados políticos descaracterizou, sucateou e não foi capaz nem de manter sua estrutura original. A Ilha de Santana está velha, suja e nada atraente.
Por falta de compromisso e incentivo o nosso património cultural vai desaparecendo, o nosso queijo perde espaço e já está em segundo plano diante da expansão do queijo de Jucurutu. No nosso próprio comercio nós já encontramos muito mais produtos de Jucurutu do que os de Caicó. Foi assim com o bordado, Timbaúba já é referência como o melhor bordado do Seridó.
A nossa memoraria histórica e arquitetônica desaparece a cada dia, muda o nome de praças como se troca de roupa, reformam nossas igrejas e apagam com Mamoré toda a beleza dos altares de madeiras esculpidos por verdadeiros artistas da marcenaria que já partiram, derrubam prédios históricos que poderiam garantir o turismo e manter viva nossa história.
O pior de tudo é que nos tornamos uma cidade violenta, uma cidade do lepo lepo, da bebedeira e da prostituição de domingo a domingo. A cidade ganhou universidades que poderiam ser foco da gestão para garantir o conhecimento cultural, cientifico e tecnológico para a nossa cidade, mais a visão estreita dos nossos gestores ajudaram na criação e proliferação da promiscuidade, violência e prostituição.  Transformam a cidade num puteiro. É mais fácil abrir o boteco do que um espaço cultural.
Os serviços de assistência só têm nome e falta estrutura para funcionar como devia. As políticas publicas atendem sempre os apadrinhados políticos e deixa de fora para quem realmente deveria ser atendido. Saúde publica de mal a pior como a cantiga da perua.
Agora o município pagará caríssimo por ter pedido uma um UTI neonatal, pagará porque vai ter que pactuar com Currais Novos leitos dessa UTI, porque vai ter que ter ambulância adequadas para transporta as crianças, pagará com a vidas de crianças que vão morrer a espera de ambulância ou no caminho para Currais Novos.
É, Caicó não tem vocação para ser capital do Seridó, se não respeita sua própria condição de Cidade. Como respeitara o demais município?

15 comentários:

  1. eu apoio sua palavras pois tudo que esta escrito é a mais pura verdade de nossa querida cidade caicó.

    ResponderExcluir
  2. Acatada todas palavras são verdadeiras, infelizmente muitos de nossos representantes só visam o conforto deles. Vou aguardar a próxima campanha.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. engano seu bloguinho! Essas cidades dependem de caicó sim! principalmente no ambito economico e na saude,em um deles como saude posso citar o CAPS 3 onde atende diversas cidades ciclo vizinhas entre elas com pacientes tanto de parelha como de currais novos,e no perfil economico muitos saem de currais novos pra venderem suas mercadorias em caicó entre elas estao no primeiro e terceiro setor.

    BLOG SEM CREDIBILIDADE!

    ResponderExcluir
  6. É a mais pura verdade,posso afirmar porque moro em Caicó, sou de parelhas e sempre que vou lá visitar morro de vontade de voltar. Só .olhar as ruas já dá inveja, a limpeza é visível, da mesma forma que a Sujeira é visível em caicó. Para mim limpeza é tudo. As ruas são todas projetadas e com calçadas para que as pessoas cadeirantes possam andar. E existe CAPS sim lá. São infinitas as melhorias na cidade. Caicó é uma cidade abandonada pelo poder público. Espero que Batata faça a diferença agora.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Sou bem sincero em dizer que tenho vergonha de dizer que sou caicoense!

    Caicó teve dias melhores hoje pode se dizer que é um lixão a céu aberto onde só tem bar e cabaré. É uma cidade onde não tem segurança em sair de casa com a família podendo corre o risco de ser assaltado no único lugar que se pode sair com a família que é na ilha de Santana claro tirando o Big Hangus

    Vergonha política sebosa

    ResponderExcluir
  9. Não tem como defender caicó... só pode estar ganhando alguma coisa dos políticos, só pode!!!!

    ResponderExcluir
  10. Já era p ter perdido o título pois só caminha p trás.

    ResponderExcluir
  11. concordo em parte com suas colocações, mas é importante que saibamos que progresso ou revolução não só existem se houver ordem... Caicó cresceu bastante nesses últimos tempos - embora não pareça. Nenhuma projeção que eu conheça aponta Caicó para uma decadência econômica ou em de dependência de prestações de serviços. Pelo contrário, estamos cada vez mais crescendo em relação as demais cidades, tornando-nos independentes de polos interestaduais como, por exemplo, Patos/PB. Sem falar que ainda temos um IDH invejável para a realidade do estado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patos pb, comeu tudo, lojas de carro, agora o hospital.

      Excluir
  12. Faz muito tempo que Currais Novos comanda o Seridó. Currais Novos tem em sus volta 150 mil habitantes mais que Caicó. A Serra de Santana tem mais habitantes que Caicó. São 30 cidsdes que tem Currais Novos como base. Currais Novos em 2017 será o maior polo turistico do RN. O GEOPARQUE SERIDÓ RECEBERÁ MILHARES DE EUROS DA ONU, SÃO 7 CIDADES QUE COMPÕEM O PARQUE E CAICÓ NÃO ESTÁ NO GEOPARQUE SERIDÓ.EM CURRAIS NOVOS TUDO FUNCIONA, A ELLO FÁBRICA DE CIMENTO TEM 200 FUNCIONÁRIO, OS PARQUE EÓLICOS E AS USINAS DE ENERGIA SOLAR. Currais Novos está para no viés são 5 loteamentos que vai dar aproximadamente 4.000 casas. No ranquin da violência Currais Novos não está nem entre as 20 cidades mais violentas, a renda percapta é alta, o idh é ótimo. Um grupo de empresários da região estão construindo um Hospital particular, agora vai se ter tv aberta, são 6 csnais de tv e 6 rádios, 3 revista, 4 jornais é o progresso.

    ResponderExcluir