segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Uma Luz no fim do túnel.




A esperança é a última que morre! Essa sensação, de que as coisas podem dá certo, ganham contornos reais quando alguém que a gente conhecer é indicado para um cargo público. O governador acabar de anunciar Rodrigo César Souza de Macedo (Rodrigo Bico), Ator e Produtor Cultural é formado em Artes Cênicas (UFRN) e tem atuação na Rede de Pontos de Cultura e no movimento teatral, experiências como gestor do Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias e do espaço cultural TECESol. Recebeu o Prêmio Tuxáua Cultura Viva do Ministério da Cultura, em face da articulação entre os Pontos de Cultura do RN (2009). Para todos nós que conhecemos parecer acende novamente uma luz no fim do túnel, mais a experiência nos manda ter cautela.

Não é o caso aqui, em hipótese alguma, de recusar importância à discussão dos múltiplos pontos de vista estéticos, teóricos ou ideológicos que fundamentam as controvérsias sobre cultura no nosso estado, nos circuitos artísticos, na universidade, ou onde seja. No entanto, cabe reconhecer que a abordagem da cultura como objeto de política e administração pública é, como se diz na gíria, um "outro departamento". Nele não pode ser admitida aquela tão comum postura individual de rejeição ético-ideológica do dinheiro e da economia, bem como a dificuldade daí derivada em entender que arte e cultura dependem de sustentação econômica e institucional como qualquer outra atividade humana.

O que quero dizer, é que há muita gente que não percebe que a cultura faz parte de uma engrenagem muito grande e não tem talento para captar significados invisíveis ao olhar comum, mas que se infantiliza, emudece ou se torna agressiva quando o tema é política e gestão cultural. Não podemos esquecer que a burocracia, o dinheiro e as negociatas políticas na esfera cultural, torna a cultura por definição nefasta. Rodrigo Bico não fara muito se a classe artística do RN não agir de forma organizada. Esperamos sinceramente que o companheiro Bico sobreviva a tudo isso e seja a luz no fim do túnel.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

AlPENDRE EM CAICÓ


Foto do sitio do SESC


Ao som da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do RN (OSUFRN), os intérpretes cantam e declamam nomes da música e das letras do Rio Grande do Norte. Alpendre já antecipa o seu cenário pelo nome. Neste espaço típico de casas do interior ou litorânea, o alpendre, estão elementos da nossa cultura que nos remetem às nossas raízes. Os cantores Dodora Cardoso, Galvão Filho e Liz Rosa interpretam nomes como Chico Antonio, Nei Leandro de Castro, Zila Mamede, Jorge Fernandes e Elino Julião, numa grande homenagem às raízes culturais norte-rio-grandenses.
Além da orquestra, poesia e músicas produzidas no RN, Alpendre também agrega a dança. Brincantes, dançarinos que bailam no ritmo da cultura popular, invadem o Alpendre e proporcionar momentos de muita emoção.
O SESC apresenta mais um projeto de valorização da cultura potiguar de forma gratuita à população é Caicó no dia do seu aniversário de emancipação política recebe este presente. O Alpendre estreio em Natal no Teatro Riachuelo em 04 de novembro, esteve em Mossoró dia 14 de dezembro e agora dia 16 no anfiteatro do SESC Seridó é a vez de Caicó.
A criação do cenário do espetáculo é do artista Seridoense Custodio Jacinto, executado por ele, Jonas Linhares e Francisco Maguila.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

AUTO DE NATAL - A CELEBRAÇÃO DO AMOR NÃO SERÁ EM FRENTE AO SENADOR GUERRA.



O Auto de Natal – A Celebração do amor não será em frente ao Senador Guerra como havíamos anunciado em nosso blog. As apresentações aconteceram nos dias 18, 19 e 20, em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora Sant’Ana. As apresentações terá início ás 20 horas e os caicoenses terão três oportunidades de ver o espetáculo. A Direção é produção é do ator e diretor Jonas Linhares, criação de figurinos e adereços de Jonas Linhares e elenco. 

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

V Mostra de Arte da Associação União do Sobrado na Casa de Cultura Popular




Nesta quinta-feira (11) até o domingo (14) acontecera V Mostra de Arte da Associação União do Sobrado, na Casa de Cultura Popular. A abertura será as 19 horas com a roda de conversa “A arte da Ditadura Militar”, que será mediado pelo professor Fábio Dias, e a noite do Boêmio com Marcelo Fernandes e poetas cordelistas.
A V Mostra de Arte segue nesta sexta-feira (12) com a apresentação do Coral Canto Caá  à partir das 19 horas, e depois Musica Popular Brasileira com Marcus Vinicius. No sábado (13) tem o Espetáculo Teatral “O Nascimento de Jesus nas Quebradas do Sertão”, de autoria do Poeta Djalma Mota, e que será apresentado pela Companhia de Teatro Filhos de Acauã, e noite da poesia com Poetas da Oficina de Cordel e participação de Antônio Francisco, da Academia Brasileira de Cordel e Antônio do Fole. O encerramento será no domingo, as 19 horas com a segunda apresentação do Espetáculo “O Nascimento de Jesus nas Quebradas do Sertão”, a apresentação do Coral Meninas do Encanto e o violão mágico de Paulo Lúcio Dantas.