quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Alma de Artista



Foto Gracinha

“É impossível para o espelho da alma refletir na imaginação alguma coisa que não esteja diante dele. É impossível que o lago tranquilo mostre em sua profundeza a imagem de qualquer montanha ou o retrato de qualquer árvore ou nuvem que não exista perto do lago. É impossível que a luz projete na terra a sombra de um objeto que não exista. Nada pode ser visto, ouvido ou de outro modo sentido, sem ter essência real. O resto é excesso. Na luta contra o mal o excesso é bom; quem é moderado em anunciar a verdade está apresentando apenas uma meia-verdade. Esconde a outra metade com receio da cólera do povo. Não vou me surpreender se os "pensadores" disserem de mim: "É um homem de excessos que se volta para o lado mais desagradável da vida e não apresenta nada mais que desgraças e lamentações."

“Se não entende, compadre, na casa da ignorância não há espelho no qual se possa ver a alma”.

“A vida, mestre, é uma escuridão que termina na explosão da luz do dia. Sempre!”

Raul Seixas


Ter alma de artista. E como é difícil ter alma de artista. É uma coisa meio circense de quem sempre viveu armando e desarmando o circo, de quem se arrisca cada vez que enfrenta o picadeiro. Para muitos parece outra vida, que não seria capaz de viver. Mais quem tem coragem e vai pela estrada arriscando no recitar de uma poesia, no cantar de uma canção, na cotação de uma nova história, na manipulação do boneco, em uma nova coreografia, na estreia de um novo espetáculo teatral, no deslizar de um pincel sobre a tela ou o deslizar de um lápis sobre o papel, no transando das linhas no bordado ou no crochê, no papel triturado virando papier mâché, no tempero da galinha caipira acompanhada com xerém ou na descoberta de uma nova forma de expressão.

Ter alma de artista é ter sensibilidade exacerbada, um raciocínio que difere e até desagrada. É ter bastante compromisso com a vida e coragem para defendê-la.  É ter a sutileza de uma ave alimentando seus filhotes no ninho e a força de uma multidão. Os artistas através da Associação dos artistas de Caicó - Ponto de Cultura, Artistas na Gestão Cultural, Centro Cultural Adjuto Dias, Coletivo de Artes Casa de Pedra, Esquina dos Artistas vem revelando suas almas em carda canto de rua de uma cidade que precisa ser revitalizada, na sua essência e respeitada no que representa para região do Seridó. Acho que os dias desfieis passaram, voltaram a passar mais o que importa e a nossa alma viva.

“A alegria da alma constitui os belos
dias da vida, seja qual for a época”.

Sócrates

Nenhum comentário:

Postar um comentário