quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Familiares insatisfeitos com o serviço do CAPS III



O CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida.





O CAPS III de Caicó é um ser5viço regionalizado e que deveria ter o mesmo propósito. Nesse momento está aberto só para os pacientes que estão usando leito, segundo alguns familiares que me procuraram, informaram a situação. Eles estão chateados com a falta de respeito e acolhimento dos familiares, que foram comunicado através de um aviso na parede. O aviso pregado na parede informou aos familiares, que as atividades será normalizada no próximo ano em data a ser divulgada.
A implantação dos serviços substitutivos aos Hospitais psiquiátricos, possibilita o desenvolvimento de uma nova prática, não apenas psiquiátrica, mas de um novo agir, que pressupõe a interação do sujeito que sofre, não apenas com o corpo técnico, mas com toda a rede social. 
Além de passarem uma copia do aviso, os familiares passaram também um abaixo assinado que eles estão realizando, que será entregue ao Prefeito Roberto Germano, onde eles solicitarão a não transferência do CAPS III, para o Antigo Seminário no Bairro Soledade. Eles alegam a falta de transporte publico, o perigo e custo de esta enviando os seus familiares de moto taxi, o isolamento do espaço, a iluminação noturna precária e inexistente em parte do percurso e a falta de atenção em ouvi-los enquanto usuários do serviço. 

A experiências e lutas em função da busca da cidadania dos Portadores de Transtornos Mentais em nosso município, passa pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS III, buscando atender o usuário e sua família a partir de uma perspectiva integralizadora, envolvendo o exercício da cidadania, e a integração do usuário na comunidade. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de atenção a saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. No nosso município é região a responsabilidade de matriciamento da rede de assistência em saúde Mental.
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário