segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Propaganda de vereadores de Caicó é um desserviço à política e a comunidade Caicoense.


O horário eleitoral gratuito de Caicó e o discurso nas manifestações politicas dos vereadores é um verdadeiro "circo de horrores".  Não precisa ser sociólogo e cientista político para perceber que a propaganda dos candidatos a vereador é um verdadeiro desserviço à política e a comunidade.

Ouvindo a propaganda eleitoral pelo radio  e analisando o discurso apresentado pelos candidatos a vereador da nossa cidade percebemos, que eles acreditam que o formato da propaganda eleitoral  não favorece a apresentação das propostas e programas de governo. A propaganda não auxilia em nada um eleitor, é um discurso frio, você não consegue saber quem é esta pessoa que se apresenta, nem qual é seu interesse em representa-lo.

Por outro lado tem os discursos mais elaborados dos partidos de “esquerda”. Os candidatos desses partidos apresentam de forma mais estruturada a proposta de governo. Apesar do conteúdo fica muito distante dos eleitores já que se concentra na maioria das vezes em ideais políticos, mas ainda é a propaganda mais compreensível.  .

Além da falta de propostas concretas e o tempo reduzido do horário eleitoral para os vereadores, falta também uma coordenação e cuidado em algumas campanhas. Durante os programas e discursos em publico, alguns candidatos da base governista chegaram a dizer que “agora é tempo de mudar”.

Como candidatos do governo fala em mudança? O que parece é que não existe o menor cuidado, nem um filtro na hora de editar esse material que é divulgado no horário eleitoral como também falta a noção de pertencimento ao partido ou coligação do governo municipal.

Acredito que a solução para a melhoria da qualidade do horário eleitoral gratuito no Brasil seria fazer uma mudança na maneira como o tempo é distribuído para cada partido. Um horário que os candidatos tenham mais tempo para, de fato, apresentarem suas propostas e mostrarem como a cidade é na visão deles. Com tempo para coligações proporcional ao tamanho da chapa ao número de candidatos. Dessa forma, eles teriam tempo para trabalhar melhor, apresentar o programa de governo sistematicamente e a campanha seria mais organizada, sem que fosse necessários discursos apelativos e sem a menor relação com os problemas do nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário